Dragagem na hidrovia permite nova movimentação no Porto de Porto Alegre
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Terça-feira, 19 de Setembro de 2023
Estimular nas crianças do entorno da unidade portuária de Rio Grande o ambiente da inovação, associando o uso das redes sociais e das tecnologias para potencializar a disseminação de conteúdos ambientais na internet, é um dos objetivos do projeto Influencer Ambiental, desenvolvido pelo Programa de Educação Ambiental (ProEA) da Portos RS. A iniciativa também promove os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nos espaços sociais onde há atuação do ProEA.
O público-alvo do projeto são crianças e adolescentes moradoras do Residencial Getúlio Vargas II e alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Graça Reis, localizada na Barra. O primeiro encontro aconteceu no dia 6 deste mês, com a apresentação da proposta e da relação Porto ? Cidade ? Estuário aos alunos da instituição de ensino. O segundo encontro está previsto para a próxima quinta-feira (21).
A equipe do ProEA também desenvolve de forma paralela, o projeto Retalhos Itinerantes que faz o resgate da memória dos moradores das localidades do entorno portuário, como os bairros Getúlio Vargas, Santa Tereza e Vila Mangueira. Como resultados serão produzidos um documentário e um livro dessas memórias.
Até agora foram realizados três encontros em cada um dos bairros e a fase de seleção dos textos e ambientação da história também já foi finalizada. A partir de agora estão sendo trabalhados os ajustes finais das ilustrações, a captura das imagens para a elaboração do documentário e a coleta dos depoimentos que irão compor esse material.
O cronograma prevê, ainda, mais duas reuniões em cada bairro para a leitura do livro e a previsão é de que até o final do ano seja realizado lançamento da publicação e uma sessão especial, em sala de cinema, para apresentação do documentário, que contará com a presença dos coautores e membros das suas respectivas comunidades.
De acordo com o diretor de meio ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, "são dois projetos que buscam abranger faixas etárias bem distintas de comunidades que podem se expressar e participar desse grande movimento Porto ? Cidade, além de trazer uma sensação de pertencimento às pessoas que participam desse processo".
Ainda conforme Ilha, "esse é apenas o início de uma caminhada que certamente dará muitos frutos para uma integração cada vez maior entre o Porto do Rio Grande com a comunidade vizinha".
Essa é uma medida de compensação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA e de acordo com a IN 02/2012.
Texto: Rodrigo de Aguiar
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
Fotos: Divulgação/Portos RS
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Terça-feira, 13 de Maio de 2025
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025