Integrado à cidade de Porto Alegre a qual deu origem é, também, privilegiado em termos de plataforma logística. Próximo do Aeroporto Internacional Salgado Filho, está junto às principais rodovias, denominadas corredores de exportação, que permitem a ligação da capital com a região Norte do Estado, grande produtora de grãos e com o eixo industrial Santa Cruz do Sul(indústria fumageira), Caxias do Sul(indústria metalmecânica, moveleira e da vitivinicultura), Novo Hamburgo(indústria coureiro calçadista) e região Metropolitana(indústria de manufaturados em geral).
A ferrovia que chega até o porto, permite a ligação com diversas regiões do Estado possibilitando, num processo de intermodalidade, o acesso à região central e oeste do país.
Considere-se, ainda, que tanto na capital como nas cidades da região Metropolitana, estão os principais centros logísticos de distribuição, importação e exportação de mercadorias, como centrais de distribuição de grandes empresas de produtos eletrônicos.
A qualificação dos trabalhadores portuárias, desenvolvida pelo Órgão Gestor de Mão-de-Obra - OGMO, com apoio da Diretoria, garante os melhores índices nacionais de eficiência e com índice de avaria próximo do zero.
A segurança efetuada por empresa especializada e o controle do acesso à área portuária, bem como recintos alfandegados, garantem a tranqüilidade das operações e guarda de mercadorias.
A disponibilidade de uma grande área de armazenagem coberta e descoberta (pátios) é outro fator determinante que faz do porto de Porto Alegre um dos maiores do sistema portuário brasileiro e um dos mais importantes do Mercosul. O porto disponibiliza também aos seus usuários estrutura completa de energia, água potável e telefonia, bem como uma ampla estrutura viária que facilita a movimentação horizontal de mercadorias na área do porto.