Comprometida com o meio ambiente, a Portos RS, empresa pública responsável pela administração dos portos públicos do Estado do Rio Grande do Sul, tem consolidado a gestão ambiental portuária por meio da Diretoria de Meio Ambiente – DMA. A DMA tem como competência formular política e diretrizes para o desenvolvimento permanente nas operações portuárias, com ênfase na sustentabilidade ambiental e segurança do trabalho. Cabe a DMA implementar, monitorar e avaliar os programas, planos, iniciativas e projetos vinculados a gestão ambiental, especialmente o licenciamento ambiental dos Portos de Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas.
O Porto do Rio Grande tornou-se referência nacional na gestão ambiental portuária, pois foi o primeiro porto brasileiro a obter uma Licença de Operação – LO nº03/1997 (3ª Renovação). A Licença de Operação do Porto do Rio Grande encontra-se no seu terceiro ciclo de renovações e foi expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA no ano de 1997. Em 2005, foi o primeiro porto a implantar um Programa de Educação Ambiental (ProEA) permanente e continuado. Em Rio Grande a gestão ambiental integrada é realizada em parceria com o Conselho de Gestão Ambiental Portuária (CGAPRG), que discute o impacto das atividades portuárias no ambiente, formas de prevenção de acidentes, e de cooperação em toda área do Porto Organizado.
Os Portos de Pelotas e Porto Alegre têm seu processo de licenciamento ambiental executado via a Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM. As duas unidades foram premiadas na categoria Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) – ANTAQ, nos anos de 2022, 2023 e 2024.
Em 2024, a Portos RS conquistou o Selo Prata no Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG), com a publicação dos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) das unidades de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre. E passou a integrar a Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos, outra iniciativa que fortalece o compromisso com as boas práticas sustentáveis, foi adesão a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, o Pacto Global da ONU – Rede Brasil, além da implementação do Sistema de Gestão Ambiental – SGA, para certificação da ISO 14.001.
A estrutura organizacional da Diretoria de Meio Ambiente (DMA):
Henrique Horn Ilha
Diretor de Meio Ambiente - DMA
Katryana Camila Madeira
Assessoria Técnica - ASTEC
Leandro Barbosa Oliveira
Gerente Saúde e Segurança do Trabalho – GSST
Mara Nubia de Oliveira
Gerente Meio Ambiente – GMA
Bernardo Villwock Jorge
Coord. Fiscalização, Controle e Emergência – CFISC/GMA
Luciana Barros Roldão
Coord. Comunicação e Educação Socioambiental – CCOM/GMA
Rochiele Peres Veiga
Coord. Planejamento, Licenciamento, Controle e Monitoramento – CPLAN/GMA
Contato: e-mail:dma@portosrs.com.br
Telefone:(53) 99944-1923 / (53) 99936-3748 Ramal 30