Novos negócios

RIO GRANDE PORTO INDÚSTRIA

O Rio Grande Porto-Indústria é um projeto do Estado do Rio Grande do Sul, articulado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico juntamente com a Portos RS, sendo o maior distrito industrial do Estado com 2.580 hectares de área total. Localizado na Cidade do Rio Grande, no extremo Sul do Brasil, possui uma posição estratégica e privilegiada para o crescimento econômico do País. O Rio Grande Porto-Indústria oferece um ambiente de sinergia, proximidade e desenvolvimento para todos os elos da cadeia produtiva do RS, com sua estrutura que facilita tanto o escoamento da produção como a importação de matérias primas.

Clique aqui e conheça as áreas do Rio Grande Porto Indústria.
Clique aqui para saber dos incentivos fiscais.
Clique aqui para informações sobre os investimentos já em andamento.
Clique aqui e saiba mais sobre as oportunidades e modalidades de outorgas portuárias.


PORTOS ORGANIZADOS GAÚCHOS

A Lei nº 12.815/2013 define como áreas dos portos organizados as instalações portuárias e a infraestrutura de proteção e acesso ao porto. As poligonais são uma representação em mapa, carta ou planta dos limites físicos da área do porto organizado, espaço geográfico onde a autoridade portuária detém o poder de administração do porto público.
O Estado do Rio Grande do Sul possui três Portos Organizados, localizados nos municípios de Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas.


O Porto do Rio Grande possui papel fundamental nas movimentações do Rio Grande do Sul. Através de seu cais público e dos terminais privados são exportados mais de 30% do que é produzido no estado. O porto se interliga a todas as regiões, seja pela malha rodoferroviária ou pelo sistema navegável das Lagoas dos Patos e Mirim, com seus afluentes tributários.

Clique aqui para mais informações sobre a poligonal do Porto Organizado do Rio Grande.


Localizado na margem esquerda do rio Guaíba, na parte noroeste da cidade de Porto Alegre (RS), o Porto de Porto Alegre tem sua área de influência abrangendo todo o estado do Rio Grande do Sul, principalmente o eixo Porto Alegre – Caxias e municípios vizinhos. Com um calado de 5,18 metros, o porto atualmente se destaca pela diversidade operacional, com movimentação média de 1 milhão de toneladas por ano. São cargas de fertilizantes, cevada, trigo e sal entre outras.

Clique aqui para mais informações sobre a poligonal do Porto Organizado de Porto Alegre.


O Porto de Pelotas está localizado na margem esquerda do Canal São Gonçalo, via lacustre que faz a ligação entre as lagoas Mirim e dos Patos. Trata-se de um porto fluvial que exerce um importante papel na logística de movimentação hidroviária interior e no processo de desenvolvimento econômico da metade sul. Sua área operacional é composta por 500 metros de cais e cinco berços de atracação, além de três armazéns alfandegados com capacidade de armazenamento de cinco mil toneladas cada um.

Clique aqui para mais informações sobre a poligonal do Porto Organizado de Pelotas.


As poligonais dos Portos gaúchos também podem ser visualizadas na página do Ministério da Infraestrutura. Com a definição das poligonais, é possível dar maior segurança jurídica à comunidade portuária, tornando claros os limites de competência do porto e a interface entre investimento público e privado, evitando, assim, conflitos de gestão.

Clique aqui e conheça as áreas dos portos organizados


A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar