Minha Cidade Tem um Porto é um projeto que será realizado nos Portos de Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande, com o objetivo de valorizar a relação entre os portos públicos e as comunidades em que estão inseridos. Em Rio Grande, onde a iniciativa já está em andamento servirá de base para a expansão das ações aos demais portos do estado. Os objetivos a serem alcançados são:
O projeto nasce com o propósito de reacender o orgulho e a conexão da comunidade com um de seus maiores patrimônios: o Porto. Mais do que uma estrutura física, o Porto é símbolo de história, identidade e desenvolvimento. Ao relembrar sua importância centenária, buscamos resgatar a autoestima coletiva e fortalecer o sentimento de pertencimento.
Mostrar que o Porto está intrinsecamente ligado à identidade local é essencial. Ele pulsa com a cidade, gera movimento, oportunidades e conecta o município ao mundo. Reforçar esse elo entre Porto e comunidade é um passo importante para consolidar um futuro compartilhado e sustentável.
O impacto econômico do Porto é concreto e relevante. Milhares de empregos diretos e indiretos são gerados, movimentando a economia local e promovendo o bem-estar da população. A receita que retorna à cidade, os investimentos em modernização e os projetos de expansão em andamento revelam um Porto vivo, estratégico e essencial para o crescimento da região.
Projeto Piloto em no Porto do Rio GrandeEm Rio Grande, o projeto piloto executado, realizou uma série de atividades para engajar a comunidade e valorizar o Porto:
Com o projeto Minha Cidade Tem um Porto, reafirmamos que os portos públicos do estado são mais do que estruturas logísticas: são parte do cotidiano, da identidade e do futuro das cidades em que estão inseridos. A campanha fortalece os laços entre Porto e comunidade, promovendo orgulho, pertencimento e participação ativa na construção de um futuro coletivo.