Portos RS encerra participação na Brazil Windpower com foco em parcerias e inovação para a energia eólica offshore
Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025
Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025
Ao longo dos três dias da Brazil Windpower 2025, encerrada nesta quinta-feira (30), em São Paulo, a Portos RS participou de uma série de agendas técnicas, institucionais e estratégicas que reforçaram o papel do Rio Grande do Sul na cadeia da energia renovável, especialmente na indústria eólica offshore. A presença da companhia portuária estadual no evento, considerada a maior feira do setor na América Latina, gerou oportunidades de negócios e avanços concretos em projetos estruturantes.
Durante a cerimônia de abertura, a Portos RS acompanhou a assinatura da carta de coalizão pelo governador Eduardo Leite, em apoio à aceleração e fortalecimento da energia eólica offshore no Brasil. Na ocasião, Leite destacou a estrutura da companhia portuária estadual voltada ao desenvolvimento de um projeto-piloto para instalação de uma plataforma flutuante no estado, sinalizando a convergência entre o poder público e o setor produtivo na agenda da transição energética.
Ao longo do evento, a equipe da Portos RS participou de reuniões com representantes de governos estrangeiros e empresas do setor. Entre os destaques, esteve a reunião com a dinamarquesa Blue Water, no estande do Consulado da Dinamarca, onde foram apresentados os diferenciais logísticos e territoriais do Porto do Rio Grande para receber a indústria eólica offshore. Além disso, o estande da Portos RS foi visitado pela cônsul-geral da Bélgica em São Paulo, Valentine Mangez, o que resultou em trocas positivas com os representantes da empresa pública.
A principal entrega institucional foi a assinatura do termo de cooperação entre Portos RS, Sindienergia-RS e a fabricante de turbinas Mingyang. O documento estabelece as bases para a implantação da primeira torre eólica de base flutuante do país, no Porto do Rio Grande, e consolida o projeto-piloto como um marco para a inovação portuária e energética nacional.
A programação também contou com agendas paralelas. A convite do consulado da Bélgica, na quarta-feira (29), representantes da Portos RS participaram de recepção com empresários europeus e apresentaram os potenciais do sistema hidroportuário gaúcho a investidores internacionais.
Na esfera técnica, o diretor de Meio Ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, participou como debatedor do painel ¿Infraestrutura, Financiamento e Industrialização: Uma rota de mercado pelas Eólicas Offshore¿. O encontro discutiu os desafios da preparação portuária, como profundidade de calado, capacidade de solo e modelos de contrato, além de estratégias para viabilizar a industrialização local da cadeia eólica.
Ainda dentro da feira, a Portos RS deu início à articulação com o Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE), que deverá selecionar três portos no estado para avaliação de eficiência energética e elaboração de um case internacional.
No último dia da feira, a empresa integrou a comitiva do Rio Grande do Sul no evento ¿Diálogos Invest RS: Regulamentações da Energia Eólica Offshore¿, promovido na sede da Invest RS. O encontro reforçou o alinhamento do Estado com os marcos legais da transição energética e o ambiente de negócios para o setor.
Para o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, a participação na Windpower 2025 foi positiva e estratégica. ¿Uma feira que vem na proposição de juntar todo o mercado que trata das energias. Um momento importante para apresentar o nosso potencial para implementar grandes projetos. Encerramos a feira com um balanço positivo, fortalecendo parcerias e demonstrando nossa capacidade para contribir com a transição energética¿, afirmou.
Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025
Terça-feira, 28 de Outubro de 2025
Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025
Sexta-feira, 17 de Outubro de 2025