Dragagem na hidrovia permite nova movimentação no Porto de Porto Alegre
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Quarta-feira, 28 de Junho de 2023
O encerramento das atividades da segunda edição do Junho Verde na unidade Rio Grande da Portos RS foi marcado por uma saída de campo com funcionários do setor administrativo até a Área de Proteção Permanente (APP) da 4ª Secção da Barra. O objetivo da ação foi desenvolver a sensibilidade ambiental dos colaboradores da Autoridade Portuária.
O roteiro contou com a presença da diretora do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), Maria Carolina Contato Weigert, que trouxe informações sobre a fauna e a flora do lugar. Também integrantes da Diretoria de Meio Ambiente, através do Programa de Educação Ambiental (ProEA) do Porto do Rio Grande, complementaram o roteiro abordando temas pertinentes à Licença de Operação.
Depois de conhecer a praça que marca o início da APP, os colaboradores foram até os Molhes da Barra, onde percorreram em vagonetas a segunda maior obra de engenharia oceânica do mundo. Durante o percurso foi possível saber mais sobre a história do lugar e presenciar os animais que habitam aquela região.
No Molhe Leste, localizado em São José do Norte, encontra-se o Refúgio da Vida Silvestre (Revis), onde as populações de leões e de lobos-marinhos são constantemente monitoradas. O local é comumente frequentado por animais mais velhos que chegam em busca de sossego e na ocasião foi possível avistar dois deles sobre as pedras.
De acordo com a diretora do Nema, Carolina Weigert, a atividade foi de grande importância para apresentar aos portuários a dimensão dos trabalhos realizados pela Diretoria de Meio Ambiente da Portos RS. Durante a saída de campo foi possível mostrar o trabalho realizado para a contenção do avanço desordenado na Barra e conhecer a fauna e a flora local.
"Somente conhecendo esse ambiente podemos ter a dimensão de onde estamos inseridos e de qual é a interlocução das atividades portuárias com o ambiente natural. Através do conhecimento desses ambientes naturais e do trabalho que a Portos RS realiza nesses ecossistemas a gente pode ter a sensibilização dos colaboradores", afirmou Carolina.
Essa é uma medida de compensação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA e de acordo com a IN 02/2012.
Texto: Rodrigo de Aguiar
Jornalista responsável: Analu Ribeiro
Fotos: Divulgação/Portos RS
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Terça-feira, 13 de Maio de 2025
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025