Primeiro trimestre de 2025 registra desempenho recorde no Porto do Rio Grande, com avanço de 15,54%
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2022
Um Porto que é do Rio Grande e para Rio Grande: é com esta certeza que a Portos RS abriu a agenda reuniões trimestrais de 2022 com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), para o acompanhamento de projetos que envolvem a relação do principal porto gaúcho com a cidade onde está inserido há pelo menos um século. Na manhã desta quarta-feira (26), o reitor da instituição, Danilo Giroldo, esteve reunido com o superintendente Fernando Estima para abordar a programação das atividades que são e seguirão sendo desenvolvidas em conjunto.
Atualmente, a Portos RS desenvolve em parceria com a Furg mais de dez projetos que beneficiam as mais diversas áreas do conhecimento. A universidade se caracteriza como um espaço plural e é a partir dessa parceria sólida que acontece o desenvolvimento de ações que atingem a comunidade rio-grandina como um todo, contribuindo de forma significativa para o aprimoramento das relações entre a população e o seu porto. Muitas dessas ações também atendem a condicionantes ambientais de licenças de operações.
Um desses projetos é o de monitoramento da salinidade da água com ênfase na entrada de pós-larvas e o crescimento do camarão-rosa, além das espécies invasoras no Estuário da Lagoa dos Patos. A assinatura do contrato para a realização do estudo aconteceu no ano de 2017 e atualmente já se encontra no quarto termo aditivo de renovação. A pesca se caracteriza como uma das principais atividades econômicas do município.Outro projeto desenvolvido, e que conta com a participação do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) da Furg, é o de contratação de empresa técnica especializada para execução de procedimentos de proteção e de socorro da fauna que por ventura venha a ser atingida por emergências com óleo. O contrato atende a condicionante do Plano de Emergência Individual (PEI) e já está em seu quarto termo aditivo.
Outro contrato que está em andamento é o de apresentação de alternativas locacionais para o descarte de sedimentos oriundos de obras de dragagens. O documento foi assinado em novembro de 2019 e já se encontra no segundo termo aditivo. Também relacionado a essa atividade está o convênio que prevê o monitoramento do sítio de despejo e área adjacente do material dragado do Canal de Acesso que teve o prazo do segundo termo aditivo prorrogado.O Cruzeiro do Saber é mais um dos projetos apoiados pela Portos RS, em parceria com o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) e a Otroporto. Pela proposta, os dois barcos-escola Flor do Mar e Anunciada realizam a travessia entre Rio Grande e Pelotas pela Lagoa dos Patos e durante o trajeto é possível conhecer um pouco sobre a dinâmica da hidrovia gaúcha, a fauna e a flora costeira.
Texto e edição: Rodrigo de AguiarFoto: Divulgação/Portos RS
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Quarta-feira, 07 de Maio de 2025
Segunda-feira, 05 de Maio de 2025
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025