Primeiro trimestre de 2025 registra desempenho recorde no Porto do Rio Grande, com avanço de 15,54%
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Quinta-feira, 23 de Dezembro de 2021
Cerca de 160 participantes e mais de 40 inscritos para uso da palavra: assim foi a audiência pública que debateu a usina termoelétrica que o Grupo Cobra pretende construir em Rio Grande. O encontro aconteceu de forma online e contou com mais de quatro horas de duração, oportunidade em que foi possível sanar dúvidas e conhecer detalhes sobre o projeto bilionário.
Na ocasião, os executivos da área ambiental do empreendimento e da Fundação Estadual de Protenção Ambiental (Fepam) apresentaram o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) decorrentes da implantação da usina no município. Os materiais estiveram disponíveis para consulta prévia na biblioteca virtual do site da Fepam.
Para ampliar e facilitar o acesso da comunidade, houve a disponibilização de um ponto de internet junto ao Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), onde também foi possível que os inscritos fizessem perguntas e colocações. Os participantes que quisessem fazer colocações ou questionamentos fizeram um cadastramento prévio para fins de organização e foram respondidos pelos técnicos da Fepam e do Grupo Cobra.
A audiência foi acompanhada pelo superintendente da Portos RS, Fernando Estima, e pelo diretor de qualidade, saúde, meio ambiente e segurança, Henrique Ilha. Juntamente com o governo do estado e o poder executivo rio-grandino, a Portos RS trabalhou de forma bastante intensa para viabilizar sua instalação junto ao distrito industrial, a maior área destinada para esse tipo de atividade no estado.
\"A audiência foi excelente e esclarecedora. Os planos de análise integrada de risco e qualidade do ar, questões do píer e da área de regaseificação receberam nessa audiência um espaço tremendamente democrático e esclarecedor. Pela Portos RS, nós estamos muito satisfeitos em poder colaborar com o projeto e fazer com que a Fepam possa se sentir confortável na tomada da decisão final\", avaliou Estima.
Já Henrique Ilha, lembrou que a Diretoria de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Portos RS, acompanhou todas as reuniões ao longo do ano entre a equipe do empreendedor e a Fepam, podendo verificar o alto nível técnico do Estudo de Impacto Ambiental elaborado. Isso possibilitou a apresentação à sociedade de um documento didático e democrático.
Para ele, durante a audiência, \"as equipes puderam receber contribuições relevantes para qualificar ainda mais o processo. Ficamos compromissados em seguir apoiando tecnicamente o processo para que o órgão licenciador tome a decisão com o melhor suporte possível\".
Texto e edição: Rodrigo de Aguiar
Fotos: Divulgação/Portos RS
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Quarta-feira, 07 de Maio de 2025
Segunda-feira, 05 de Maio de 2025
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025