1º Encontro Regional de Protagonistas Portuários será realizado em 30 de agosto

Quarta-feira, 24 de Agosto de 2011

No próximo dia 30 de agosto, nas instalações do Radisson Hotel, em Montevidéu, será realizado um evento sem precedentes. Pela primeira vez, os Portos de Buenos Aires, Rio Grande e Montevidéu, convocados pela Mercosoft Consultores e representados por suas máximas autoridades estarão reunidos para discutir "A complementaridade dos nossos portos”. 

A seguir, um trecho da entrevista realizada pela Revista Protagonista com o Superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, que ajuda a compreender o significado deste evento.  

Jornalista: Qual é sua expectativa frente ao Primeiro Encontro Regional de Protagonistas Portuários organizado pela Mercosoft Consultores sobre a complementaridade dos portos da região?

Dirceu:
Fazer com que todos entendam que podemos fazer e praticar a complementaridade. Os três portos não necessitam estar em permanente competição. Hoje temos condições de atrair rotas importantes da Europa, da Ásia e da América do Norte para cá, complementando cargas entre os três portos. Podemos atrair novos clientes para a região se trabalharmos em conjunto. E assim, ganham todos. 

Esta integração que tanto a presidente Dilma, como o governador Tarso Genro, o presidente Mujica e a presidente Cristina, tratam na esfera governamental, nós podemos exercitar na prática e dar nossa contribuição como autoridades portuárias no processo de integração, mostrando que é possível, em questões concretas, fazer essa complementaridade na busca da integração total dos três países.
Vou com uma expectativa bastante positiva. O fato de nos reunirmos, sentarmos na mesma mesa e dialogarmos já é positivo. Logo teremos que buscar os ajustes, a questão da legislação, das tarifas, dos processos operacionais, mas já terá sido dado o primeiro passo. E ai, a Mercosoft Consultores está de parabéns por ter essa visão do processo de complementaridade e organizar este encontro. 

Inicia-se uma grande caminhada dando o primeiro passo. Isso é o que vamos fazer, levantar todas as questões, fazer o processo de diagnóstico, e começar realmente a traçar os caminhos que queremos percorrer. Reunirmos os protagonistas do processo portuário dos três países nos dá uma perspectiva de êxito. Estou bastante otimista com esse contexto. Creio que daremos uma sinalização aos demais setores produtivos do Mercosul, que é possível, com interesse, diálogo e determinação, fazer a integração dos três países.

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar