Portos RS substitui farolete no canal do Porto Velho

Equipamento serve para orientar e balizar a navegação

Segunda-feira, 20 de Julho de 2020

A Segurança da navegação é uma preocupação constante da Portos RS, que conta com uma extensa malha hidroviária interior, competindo a Autarquia, a sua manutenção principalmente por meio das obras dragagem e operações de balizamento. 

 A sinalização náutica mantida pela Portos RS garante o funcionamento da malha hidroviária no Rio Grande do Sul em tempo integral possibilitando o fortalecimento das hidrovias e sendo fundamental para a melhoria da logística gaúcha. A qualificação deste balizamento das hidrovias é de grande importância não apenas na ligação do Porto da Capital até Rio Grande, mas também de toda navegação interior porque sabemos quanto ela pode contribuir com a economia do Estado. 
   As hidrovias do RS contam com 144 sinais náuticos até Porto Alegre e 35 sinais náuticos de Porto Alegre até o Polo Petroquímico sendo uma sinalização de extrema importância para a segurança da navegação.
  Em razão disto, com o apoio da Capitania dos Portos, neste final de semana foi feito a substituição do farolete de concreto localizado no canal do Porto Velho que estava avariado desde 2016. O farolete substituído é um sinal lateral de boreste, metálico que possui a estrutura na cor encarnada, marca de tope cônica com vértice voltado para cima no canal que serve para orientar o navegante a obedecer a direção convencional do balizamento nas águas Jurisdicionais Brasileiras. O farolete é o de número 5 dos sinalizadores nas hidrovias do RS e seu sinal é de importância ímpar para o controle e o ordenamento do tráfego aquaviário concorrendo para a manutenção da segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental e ainda auxilia na sinalização da navegação da rota do trafego da balsa de passageiros que vai para São José do Norte.
   O farolete foi restaurado e montado pelos próprios funcionários da oficina do Porto de Pelotas onde os técnicos do porto fizeram um trabalho de levantamento da profundidade do canal e também a verificação da variação média histórica para garantir que a estrutura atenda as diferentes condições.
  Os testes foram feitos e o sinal está em perfeitas condições para a navegação.


Texto: Larissa Carvalho

Fotos: Mario Dutra

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