Na videoconferência promovida pela Brasil Export que aconteceu na tarde de hoje,9, foram apresentados pelo Ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, os avanços desse 1 ano e meio de governo federal e discutidas as próximas ações da pasta.
A Portos RS foi representada pelo Superintendente Fernando Estima, pelo Diretor de Portos Interiores Bruno Almeida representando o Porto de Porto Alegre e o pelo Chefe de Divisão Gilberto Cunha representando o Porto de Pelotas. Também participaram os portos integrantes da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), e demais associações.
Na ocasião o ministro teve a oportunidade de comentar a ótima movimentação da Portos nos primeiros meses do ano de 2020. Falou da importante obra de dragagem no canal de acesso ao Porto do Rio Grande, obra que foi finalizada em março de 2020. Reforçou-se a necessidade de mais investimentos nas hidrovias do RS e na BR do mar - projeto apresentado pelo executivo federal para estimular a navegação de cabotagem no país. Ressaltou as obras que precisam ser feitas no lote 4 da BR 392 e o futuro das obras da BR 116. O Ministro também comentou, que o Governo Federal irá fazer investimentos na hidrovia Uruguai-Brasil, abrindo portas para investimentos nas hidrovias do Mercosul.
Segundo o superintendente, a reunião foi de extrema importância e muito produtiva. ?Tratamos de muitas pautas necessárias para o desenvolvimento da região sul do estado. O Ministro é um ministro de diálogo e ação\\\", ressalta Estima.