Portos RS participa do Sul Export 2025 e reafirma seu compromisso com a infraestrutura e sustentabilidade
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Terça-feira, 28 de Junho de 2011
A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) está apoiando a Semana da Pesca Responsável, que ocorre a partir desta terça-feira (28) até o sábado (2), no pavilhão A5 do Porto Velho. O evento, realizado pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), integra o projeto “Pescadores por Natureza”, que tem apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura.
A participação da Suprg na Semana da Pesca Responsável ocorre através da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança com o Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande (ProEA-PRG). O objetivo é aprofundar o diálogo com os pescadores industriais, que atracam seus barcos no Porto Velho, e com pescadores artesanais de Rio Grande e São José do Norte.
A programação teve início nesta terça-feira com as palestras “A pesca da tainha no estuário da Lagoa dos Patos” e “Processamento de pescado”. Além disso, estava prevista a realização pelo Serviço Social do Comércio (SESC) de Ginástica laboral com os pescadores. Foram disponibilizados também os serviços de corte de cabelo e verificação da pressão arterial e teste de glicemia.
De acordo com a coordenadora do projeto “Pescadores por Natureza”, Danielle da Silveira Monteiro, esta é a primeira vez que é promovida a Semana da Pesca Responsável. “O evento inclui palestras sobre espécies de pescado e pescarias da região, discussões sobre a pesca e serviços que normalmente os pescadores não conseguem ter acesso”, explicou. Além disso, algumas fotos feitas pelo Nema do trabalho de pesca e dos pescadores nas atividades com o Núcleo estão expostas no pavilhão.
Nesta quarta-feira (29), as atividades da Semana da Pesca Responsável ocorrem juntamente com a Festa de São Pedro e do Pescador, que será realizada no Centro Municipal de Eventos.
Na quinta-feira, a programação segue no Porto Velho, com as palestras “Estudos sobre a pescadinha amarela no sul do Brasil” e “Tubarões e raias”. No mesmo dia, estarão disponíveis os serviços de assistência jurídica individual concernente à obtenção do RGP, licença ambiental e seguro-defeso oferecidos pela Defensoria Pública da União.
Para a sexta-feira, estão programadas as palestras “Primeiros socorros no Mar” e “Ecologia e pesca de camarões do sudeste-sul do Brasil”. A Capitania dos Portos também deve estar presente no evento. Para o encerramento no sábado, está programada a Palestra sobre “Tabagismo” e os serviços de teste de visão, atendimento odontológico e assistência jurídica.
Lorena Barros Garibaldi
Assessoria de Comunicação Social
Superintendência do Porto do Rio Grande
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Quinta-feira, 24 de Abril de 2025