Plano de Área avalia trabalho dos primeiros cinco dias

Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019


A equipe que compõe o Plano de Área do Porto do Rio Grande, juntamente com as autoridades ambientais como Patram, Ibama e Fepam, Marinha do Brasil, terminais e Prefeitura do Rio Grande realizou nesta segunda-feira, 18, uma avaliação dos primeiros cinco dias de trabalho desde o vazamento de óleo do abastecimento do navio Dimitris L, que está atracado no terminal da Termasa.

Conforme já relatado anteriormente os trabalhos de contenção e absorção do material iniciaram ainda no dia 15 de novembro. Ao longo dos últimos dias as equipes concentraram esforços em monitoramento, localização e combate a focos dispersos das áreas principais. Esses monitoramentos resultaram positivamente no processo de retirada de óleo que estivesse livre no ambiente.

Com relação à fauna no entorno, o Centro de Recuperação de Animais Marinhos e NEMA realizaram vistorias nos ambientes terrestres e marítimos na busca por identificar possíveis animais com manchas. Ao longo do percurso de monitoramento, algumas aves foram avistadas e monitoradas, conforme já relatado, sem necessidade de recolhimento do animal. Até o próximo sábado, serão realizamos monitoramentos diários na fauna, sendo que na quarta-feira, a equipe do NEMA fará uma grande expedição de vigilância até a Barra da Lagoa do Peixe ao norte, e até o Chuí, ao sul.

Com relação a embarcação Dimitris L, não há mais nenhum foco de vazamento de óleo, bem como, já foi realizada a limpeza da embarcação e retirada dos resíduos sólidos. A ordem de retenção da mesma já foi revogada pela autarquia tendo em vista a realização de todos os procedimentos legais. A partir de agora, será iniciado o processo de desmobilização da emergência ambiental com foco em seguir com a sequência de monitoramento e de limpeza de estruturas como pedras, píer e defensas, que tenham tido contato com o óleo e estejam sujas. Esse processo deverá seguir pelos próximos 30 dias, sempre com os devidos cuidados ambientais como contenção e absorção.

O Plano de Área seguirá realizando reuniões semanais e, conforme necessidade poderá chamar reunião extraordinária. A Superintendência dos Portos RS segue a disposição da comunidade para esclarecimentos e dúvidas.

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar