Dragagem na hidrovia permite nova movimentação no Porto de Porto Alegre
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Domingo, 17 de Novembro de 2019
O Plano de Área do Porto do Rio Grande ativado após o vazamento de óleo durante o abastecimento do navio Dimitris L, atracado no terminal Termasa, reuniu-se na tarde deste domingo, 17, conforme planejamento estratégico adotado nestes primeiros dias de combate ao incidente ambiental.
Durante a manhã deste domingo, em embarcação da Capitania dos Portos, foi realizada vistoria no canal de acesso e nos Molhes da Barra, principalmente, com foco na fauna presente na região. Segundo o Centro de Recuperação de Animais Marinhos foram avistadas apenas duas garças com poucas marcas de óleo mas, conforme o CRAM, não seria necessário nenhum procedimento nesses animais. Os monitoramentos duraram cerca de duas horas com a presença do CRAM e do Ibama e serão repetidos nesta segunda-feira, 18.
Já as barreiras de contenção no entorno do Tecon foram substituídas. Foram colocados materiais novos para seguir o processo de absorção do óleo que ainda possa estar na região. Dentro dos procedimentos que estavam previstos, a limpeza de pedras e estacas por jateamento de baixa pressão não ocorreu tendo em vista problemas de maré e corrente. Os procedimentos devem ser iniciados nesta segunda.
O grupo do Plano de Área juntamente com os órgãos ambientais segue realizando monitoramento no canal de acesso, terminais, Molhes da Barra seja em busca de óleo ou de fauna que possa ter tido contato com o óleo. Neste domingo, não foram feitos novos avistamentos além dos que já estão em pronto combate. Nesta segunda-feira, 18, será realizada nova reunião para definição do plano de trabalho dos próximos dias.
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Terça-feira, 13 de Maio de 2025
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025