Portos RS apresenta estratégias de adaptação climática em evento nacional sobre mudanças ambientais
Segunda-feira, 05 de Maio de 2025
Terça-feira, 01 de Outubro de 2019
Na manhã desta terça-feira, 01, no auditório da Diretoria de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança, foi realizado mais uma edição do Círculo de Diálogos. A atividade, desenvolvida pelo Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande, atende uma medida mitigatória exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA de acordo com a IN (02/2012) e, tem como objetivo aproximar a comunidade portuária a temas latentes sobre a gestão ambiental no contexto portuário e da cidade como um todo. Neste mês o tema trabalhado foi “Lixo para quem?”.
O trabalho da equipe começa antes da realização do círculo, através da metodologia de imersão, que, são trabalhados, de forma isolada em cada setor, algum tema específico ligado à gestão ambiental. A forma em que o programa trabalha é através da ação, reflexão e ação. No diálogo da vez, a equipe trabalhou sobre uma das condicionantes do programa de gerenciamento de resíduos, explicando a diferença entre lixo seco e úmido, como é classificado, como funciona dentro do porto, quais são os padrões de cores e, também sobre toda a legislação por trás desse gerenciamento. Ou seja, o grupo traz a temática nas imersões sobre o que é e, depois, levantam a reflexão e explicam o porquê e o como a situação pode ser modificada.
“Nas imersões, a gente conversa sobre o tema com os setores separados. No fim do mês nós fazemos o círculo e falamos sobre o mesmo tema, só que de forma mais ampla, assim construindo um espaço onde, com os setores unidos, podemos dialogar. A ideia é criar uma cultura, uma mudança de postura em relação às questões ambientais através de processos educativos que, são lentos, permanentes e devem ser continuados sempre”, comenta Luciana Roldão, integrante do ProEA.
Segunda-feira, 05 de Maio de 2025
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025