Portos RS apresenta estratégias de adaptação climática em evento nacional sobre mudanças ambientais
Segunda-feira, 05 de Maio de 2025
Quarta-feira, 05 de Junho de 2019
A Semana de Meio Ambiente traz boas notícias para a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul que teve nomeado seu primeiro diretor de Diretor de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança, Henrique Horn Ilha. Esse fato demonstra uma grande valorização e dinamização dessa área que até então, era uma divisão com menor influência nas decisões estratégicas que norteavam a gestão dos portos gaúchos. Além disso, diversas ações coordenadas juntamente com os operadores portuários pela passagem da data.
A Superintendência, alinhada com uma abordagem moderna na área ambiental, vem mobilizando esforços para manter os programas ambientais ligados à dragagem do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, considerado um case de sucesso no país, pelos extremos cuidados e tecnologia de ponta aplicados, com investimentos em mitigação e monitoramentos que ultrapassam os dez milhões de reais. Foram agendados eventos e comemorações na Semana de Meio Ambiente que envolvem as estruturas e parceiros da Superintendência, como a 2ª Virada Ambiental/7° Workshop de SMS, capitaneado pela Sagres Operações Portuárias e apoio de diversas entidades que ocorre entre os dias 4 e 6 de junho, com palestras, exposições e campanhas de saúde em Rio Grande e Pelotas. O Porto de Porto Alegre inaugurou de um sistema de iluminação LED em sua área externa, demonstrando preocupação com a redução de impactos e custos.
O novo diretor ainda participou de diversas reuniões junto ao OGMO RG onde se estabeleceu a troca gradual das lâmpadas do cai público por lâmpadas LED e anunciou-se os avanços referentes às estações de tratamento de esgoto que estão sendo construídas no Porto Novo juntamente com as reformas dos banheiros e a iniciativa do estabelecimento de um Sistema de Integração para acesso no Porto de Rio Grande. Esse Sistema de Integração funcionará em salas apropriadas onde os usuários conhecerão as necessidades que envolvem as operações e o regramento que busca proteger o trabalhador e o meio ambiente. A implantação receberá apoio dos operadores e do OGMO. Por fim, o Porto de Pelotas também recebeu atenção especial com reuniões entre o diretor de Meio Ambiente e equipe pelotense, com vistorias externas e internas que resultaram em um estabelecimento de uma agenda de trabalho com foco em qualificar com ações imediatas o Programa de Emergências Ambientais e o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos. Segundo o Diretor Henrique Horn Ilha, “com trabalho integrado e envolvimento de todos a semana está sendo marcada por avanços significativos e demonstrações da valorização do cuidado com a vida em nossos portos e hidrovias”, conclui.
Jornalista responsável: André Zenobini (reg. nº 16944)
Assessoria de Comunicação e Marketing
Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul
Segunda-feira, 05 de Maio de 2025
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025