Portos RS apresenta estratégias de adaptação climática em evento nacional sobre mudanças ambientais
Segunda-feira, 05 de Maio de 2025
Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
O auditório do Porto de Porto Alegre, da Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul, foi palco do lançamento da Frente Parlamentar dos Portos, Hidrovias e Polo Naval do RS. A iniciativa foi do deputado estadual Fábio Branco e contou com a adesão de outros 27 deputados estaduais, de diferentes partidos. Prestigiando o evento estiveram autoridades nacionais do setor como o Secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, o Diretor Geral da Antaq, Mário Povia e o diretor da Antaq Francisval Mendes. Representou o Governador Eduardo Leite, o secretário de Estado de Governança e Gestão Estratégica, Cláudio Gastal.
O evento iniciou com a fala de Fábio Branco sobre a importância da soma de esforços para a resolução dos principais gargalos logísticos do RS. “Nada se faz sozinho. Mais do que a adesão, precisamos participar, sugerir e construir, de forma efetiva, para que tenhamos uma metodologia de trabalho capaz de proporcionar resultados”, considera o deputado.
O secretário de Governança e Gestão Estratégica, Cláudio Gastal, representou o Governador Eduardo Leite e considerou como fundamental o alinhamento de trabalhos por meio de parcerias público-privadas. “A solução do Porto de Rio Grande passa indiscutivelmente por isso. Precisamos priorizar a melhoria do ambiente de negócios. Já estive pessoalmente em Rio Grande realizando reuniões de trabalho lá”, explicou ele.
O superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, abordou um pouco o tamanho da estrutura da autarquia e a importância dela para o sistema logístico do Estado.“Precisamos associar a logística às oportunidades industriais. Se olharmos para os estados maiores, certamente vemos que apostaram na industrialização. Temos muito por fazer em relação ao que está ocorrendo”, considera Estima. O superintendente ainda destacou a importância no investimento na hidrovia como forma de aumentar a competitividade do porto e reduzir os custos de transportes.
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia, vê a Frente com bons olhos, admitindo a necessidade de integrar os modais. “A logística não pode ser apresentada de forma compartimentada. Quando se produz, é preciso escoar e receber matéria-prima”, disse ele. O diretor-geral ainda salientou que é importantíssimo “olhar para frente sem olhar no retrovisor” tendo em vista que isso “isso é importantíssimo e se eu poderia trazer uma figura de linguagem seria um alinhamento astral que permite isso com um governo federal e estadual novo”, concluiu. Para o diretor da Antaq, Francisval Mendes, que também esteve presente no evento: “Foram aqui discutidos projetos que a sociedade tem anseio”, comemorou ele.
O secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, encerrou o evento apresentando as políticas do governo federal para o setor nos próximos anos destacando que a pasta também passou a ter sobre sua responsabilidade o setor hidroviário. “Em 2013, nós tivemos uma mudança no marco regulatório que trouxe ao Governo Federal uma série de atribuições, que centralizou as decisões no governo, ao nosso ver, demasiadamente, indo na contramão dos exemplos internacionais mais relevantes. Então nós temos trabalhado no sentido dessa retomada de autonomia. Estamos falando especificamente daquela que deve ser a gestão mais importante dos portos organizados, a gestão de contratos, que, hoje são concentradas na mão do governo, do ministério, da agência reguladora. Há uma agenda muito forte, muito positiva do governo no âmbito do ministério para que haja uma desconcentração do poder e que as autoridades portuárias possam retomar essa autonomia de modo a trazer aquilo que se espera de resultado final que é uma melhoria da gestão portuária”, concluiu ele.
Estavam presentes no evento os deputados Sebastião Melo (MDB), Vilmar Zanchin (MDB), Fernando Marroni (PT), Vilmar Lourenço (PSL). Os prefeitos: Selmira Fehrenbach (Turuçu), Marco Antônio (Chuí), Alexandre Lindenmeyer (Rio Grande), Jair Machado (Barra do Ribeiro), Fabiani Zogbi (São José do Norte), Douglas Silveira (Cerrito), Rubem Dari (Herval) e Diocelio Jaeckel (Morro Redondo). Participaram também diversos vereadores e secretários municipais, presidentes e vice-presidentes de entidades representativas da comunidade portuária e da sociedade.
Texto: Gabinete Fábio Branco - Colaboração: Gislaine Rodrigues (estagiária/SUPRG)
Fotos: Gabinete Fábio Branco
Edição Final: André Zenobini (jornalista reg n. 16944)
Assessoria de Comunicação Social
Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul
Segunda-feira, 05 de Maio de 2025
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025