Portos RS participa do Sul Export 2025 e reafirma seu compromisso com a infraestrutura e sustentabilidade
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Domingo, 09 de Janeiro de 2011
Desde o primeiro dia útil de 2011 o novo superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, começou a reuni-se com os setores internos do porto rio-grandino para se informar sobre a atual situação do porto com relação a obras, investimentos e licenças ambientais. A aquisição da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (CESA) pelo anterior governo do Estado do RS ainda é pauta de diversas reuniões entre os membros da nova diretoria.
A nomeação de Lopes saiu no Diário Oficial na última quinta-feira (06), retroativa ao dia 1º, e a nomeação da equipe de diretores, diretor administrativo e financeiro, Daniel Alvarenga; diretor técnico, Luiz Laurino e de um novo setor de Infraestrutura a cargo de César Wojciechowski; deverá sair em breve. Ainda não há data para a posse formal da nova direção da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG).
Dirceu Lopes
Rio-grandino, 52 anos, casado, atuou por sete anos no Governo Democrático Popular do presidente Lula.
Ainda na adolescência desempenhou atividades como líder comunitário, além de participar e assessorar movimentos sociais, tais como: associações de bairro, cooperativas e sindicatos. Foi coordenador ainda da Pastoral da Juventude Regional e Nacional e Pastoral da Terra (CPT).
Em 1989 foi nomeado secretário municipal dos Serviços Urbanos, onde atuou durante a presença do Partido dos Trabalhadores (PT) na composição da Prefeitura Municipal do Rio Grande. Em 1992 foi eleito vereador da Câmara de Rio Grande, levando para o parlamento o compromisso, a garra e determinação das lutas sociais.
Foi um dos responsáveis pela campanha vitoriosa que levou ao Palácio Piratini o primeiro Governo Democrático e Popular do Estado do Rio Grande do Sul, onde foi convidado a assumir, por Olívio Dutra, a Secretaria Especial de Estado do Interior, Secretaria de Administração, chegando à chefia da Casa Civil.
Em Brasília, representou a cidade de Rio Grande e a todo povo gaúcho, sendo um dos principais agentes políticos do Governo Lula. Desempenhou a função de chefe de gabinete do então ministro Olívio Dutra. Por diversas vezes assumiu o posto de ministro das Cidades. Nos últimos quatro anos desempenhou a tarefa de secretário-executivo no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
Fonte:
Raquel de Ávila Santos
Assessoria de Comunicação Social
Superintendência do Porto do Rio Grande
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Quinta-feira, 24 de Abril de 2025