Nota de Esclarecimento

Terça-feira, 20 de Novembro de 2018

A Superintendência do Porto do Rio Grande sobre o vídeo que foi divulgado ontem, 19, nas redes sociais sobre o processo de dragagem do canal do Porto do Rio Grande informa que a operação está seguindo seu cronograma de forma regular e não há anomalias no processo.

A Superintendência do Porto do Rio Grande informa que a imagem retrata o ato de dragar, ou seja, o processo em andamento, o que naturalmente provoca a movimentação de sedimentos finos que podem chegar à superfície. Não há, naquele momento, despejo ou uso irregular de overflow, conforme divulgado nas redes sociais. A embarcação estava realizando a dragagem no canal externo, localizado nas proximidades da saída dos Molhes da Barra do Rio Grande. Em dias de vento sul e água clara, acentua-se o contraste entre as duas camadas, sedimentos finos em suspensão na água salgada.

A própria movimentação de embarcações no local, sejam navios de médio ou grande porte acabam movimentando o fundo fazendo com que apareça um rastro escuro no caminho de qualquer embarcação. Portanto, a dragagem está ocorrendo de forma correta, conforme licenciamento ambiental acompanhada por fiscais 24 horas por dia. Além disso, o SiMCosta que é o programa de monitoramento da costa brasileira está acompanhando o processo de dragagem através do corpo técnico da Universidade Federal do Rio Grande.

A Superintendência do Porto Rio Grande esclarece que qualquer dúvida sobre o processo pode ser enviada para o e-mail dragagem@portoriogrande.com.br ou pelo telefone gratuito 0800 591 2071.

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar