Comunicado
Quinta-feira, 15 de Maio de 2025
Sexta-feira, 22 de Abril de 2011
O Porto do Rio Grande recebeu, na manhã desta quinta-feira (21), os navios polar Almirante Maximiano e de apoio oceanográfico Ary Rongel. As embarcações partiram do Brasil em novembro do ano passado para participar da 29ª Operação Antártica. Antes de atracar no porto rio-grandino, os navios passaram pelo Porto de Ushuaia, no extremo sul da Argentina, por Buenos Aires e Montevideo.
Cada navio tem capacidade para uma tripulação de 70 pessoas e mais 30 pesquisadores. A bordo estão pesquisadores de várias instituições de ensino, marinheiros e materiais a serem utilizados na Antártica. Entre os materiais, estão sensores para informações da água e características do ambiente. Após descarregar, os navios ficam operando no mar.
A Estação de Apoio Antártico (Esantar) da Furg, é encarregada de prestar apoio tanto na ida como na volta dos navios. De acordo com o diretor da Esantar em Rio Grande, Gonzalo Velasco e o secretário da Esantar, José Carlos da Mata, a chegada dos navios marca o término de um ciclo de viagens e o início da preparação para a próxima viagem. A Esantar realiza o trabalho de recondicionar o material para que ele possa ser utilizado novamente.
Na chegada a Rio Grande, a operação de descarga estava prevista para levar até oito horas. No total, estiveram envolvidas 15 pessoas da Esantar e outras 15 pessoas terceirizadas. Foram utilizados também três caminhões contratados, mais um caminhão e duas caminhonetes da Esantar.
Pesquisadores de instituições em Porto Alegre e Rio de Janeiro estiveram no porto para buscar materiais que foram utilizados na operação. “Há 29 anos é realizada a operação. Desde 1983, só com o diferencial de que cada vez a operação cresce mais”, destacou Velasco.
Lorena Barros Garibaldi
Assessoria de Comunicação Social
Porto do Rio Grande
Quinta-feira, 15 de Maio de 2025
Quinta-feira, 15 de Maio de 2025
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025