Porto do Rio Grande desenvolve relações internacionais na Intermodal 2011

Quinta-feira, 07 de Abril de 2011

Durante a 17ª Intermodal South America, que encerrou nesta quinta-feira (7), na Transamérica Expo Center, em São Paulo, o Porto do Rio Grande desenvolveu vários contatos importantes para suas relações internacionais. Países da Europa e da América Latina demonstraram interesse em firmar parcerias e acordos de cooperação com o porto gaúcho. 

Pela França, esteve presente no estande do Porto, o representante do Porto Le Havre para o Mercosul e Chile, Jean-Pierre Bernard. Ele falou sobre a importância dos portos para a população local. “Um porto tem que servir de elo entre as comunidades da região. É importante que o porto utilize sua capacidade de reunir empresas para facilitar o comércio exterior. A estrutura portuária é uma peça fundamental para a economia da região”, destacou. 

Já pela Espanha, o superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, recebeu a visita do Porto de Barcelona através da presença do gerente de vendas, Manuel J. Galán, do representante na Argentina, Hugo Norberto Lejtman, do representante comercial do Terminal Catalunya S.A, Edgar Pineda. No encontro, ficou definida a realização de uma cooperação permanente e concreta entre os portos. “É de bom grado que queremos fazer este ajuste e concretizar este termo com vocês”, disse Lopes. 

A equipe relatou a atuação do porto espanhol. “No Porto de Barcelona, estamos construindo a maior expansão em 600 anos de história. Para poder fidelizar cargas e expandir o porto estamos vendo as estatísticas de acordo com as necessidades, mediante a conectividade com o Brasil que está muito avançada”, ressaltaram. Segundo eles, o porto deve atuar como facilitador de negócios, criando condições para a sua realização. “Sem negócios, sem cargas. Vamos avaliar como podemos colaborar com vocês. A idéia é criar um corredor com outros portos para que o fluxo comercial possa aflorar”, salientaram. 

O superintendente rio-grandino garantiu que a intenção é de que o resultado seja bom para todos e ao final da reunião, ele propôs um workshop entre o Porto do Rio Grande e o Porto de Barcelona. 

Estiveram também no estande do Porto, o Consulado da Holanda e o Consulado Geral da Bélgica. A conselheira econômica e comercial do consulado belga, Mieke Pynnaert abordou o bom momento vivido pelo Porto do Rio Grande. “Queremos oferecer soluções na área de dragagem, melhorias nas operações dos terminais públicos e privados. Além de três portos, temos 23 empresas participantes”, afirmou. O superintendente disse que há uma perspectiva muito boa para o Porto. “Esse contato com a Bélgica é muito importante para o Brasil pela expertise que vocês têm do sistema portuário”. 

Pela América Latina, o porto recebeu a visita do Presidente da Administración Nacional de Puertos (ANP) do Uruguai, Alberto Díaz Acosta, e do Gerente da área de sistema nacional de portos, Alejandro Antonelli. Lopes explicou que o porto rio-grandino está a serviço do projeto de desenvolvimento que o Brasil está buscando, e relatou os investimentos previstos no processo de infraestrutura. Foi abordada também a intenção de realizar um processo de cooperação entre o Brasil e o Uruguai. 

Lorena Barros Garibaldi 
Assessoria de Comunicação Social 
Porto do Rio Grande

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar