Programa de Educação Ambiental do Porto realiza entrega de Kits às escolas

Quinta-feira, 31 de Março de 2011

O Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande (ProEA-PRG) realizou, na tarde desta quinta-feira (31), no Centro de Formação Escola Viva, a entrega dos kits do projeto “Se essas águas falassem” para as escolas municipais e estaduais. 

Na entrega dos kits, estavam presentes as escolas, a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), a equipe do ProEA-PRG, Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros (Cperg) do Ibama e os professores que atuaram na produção do material.  

Após a explanação de integrantes do ProEA-PRG sobre a metodologia do projeto, duas professoras derem o seu depoimento sobre sua experiência. “É bastante engrandecedor ter participado do programa e ter conhecido tantas coisas que eu nem imaginava. Somos agentes multiplicadores na sala de aula”, avaliou a professora Patrícia Guimarães. 

A professora Jane Degani também falou sobre sua satisfação de ter integrado o projeto. “Foi muito bom, rendeu muitas ações boas não só para mim, mas para toda a comunidade onde trabalho”, afirmou, relatando os projetos desenvolvidos a partir de sua participação no ProEA-PRG. Em seguida, duas alunas da escola Prof. Carlos Loréa Pinto leram uma poesia feita sobre a temática das águas com o trabalho da professora Sizeli David. 

Para finalizar, a chefe da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Margareth Badejo dos Santos, ressaltou que a questão ambiental não é apenas uma condicionante, mas uma prioridade para a Superintendência do Porto do Rio Grande. 

O projeto
O objetivo do projeto é envolver os professores na reflexão acerca das questões socioambientais locais e globais e na produção de materiais educativo-informativos que os auxiliem na abordagem destes temas em sala de aula. Por isso, a cada ano é realizado um curso de formação com uma carga horária de 40 horas, incluindo aulas teóricas e práticas. Esse curso já ocorre há três anos com aproximadamente 30 professores por turma. É realizado, em média, um encontro por mês.

Após o término do curso, ocorre a fase da Educomunicação, que consiste na produção do material. Este material entregue consiste no trabalho realizado pela primeira turma do curso e inclui cartaz, folder e CD. A nova turma do processo de Educomunicação deve iniciar as atividades no dia 14 de abril e irá tratar de uma nova temática.

Lorena Barros Garibaldi
Assessoria de Comunicação Social 
Porto do Rio Grande 

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar