Suprg sedia reunião sobre travessia entre Rio Grande e São José do Norte

Quarta-feira, 23 de Março de 2011

Hoje à tarde (23), a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) sediou uma reunião entre a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) e a Marinha do Brasil para tratar da travessia entre os municípios de Rio Grande e São José do Norte. 

O superintendente do porto, Dirceu Lopes, recepcionou o diretor geral da Agergs, Ricardo Pereira da Silva, juntamente com o economista da instituição, Sérgio González, e, o engenheiro, Clemente Rolan Soares, o diretor de hidrovias da SPH, Pedro Obelar e, o chefe da Divisão de Estudos e Projetos, Álvaro F. Mello, o capitão dos Portos do RS, comandante Sérgio Correia Vasconcelos, o chefe do departamento de segurança do tráfego aquaviário, capitão de corveta Drago e, o encarregado da sinalização náutica, capitão de corveta Mauro Vidal de Lima.  

O capitão dos portos apresentou um material informativo sobre a situação atual do transporte entre as cidades. Segundo ele, a solução imediata seria a colocação de duas balsas com a necessidade de coordenação entre as duas embarcações via rádio. Para isso, seria preciso realizar uma simulação para velocidade do comboio igual a 4 nós. 

Esta simulação possibilitará a definição de horários de travessia e posteriormente irá estabelecer o número de travessias possíveis por dia, levando-se em conta a segurança de navegação. Além disso, é necessário que algumas medidas de segurança sejam tomadas na balsa como a colocação de piso antiderrapante, pintura das faixas, entre outros. 

A SPH informou que irá emitir uma portaria com novos horários e normatização do transporte. A Superintendência afirmou também que nos próximos dias será feita uma batimetria (levantamento realizado nos canais para determinação da quantidade de materiais depositados em seu leito), no canal Miguel da Cunha, para a realização da dragagem necessária.  

Ao final da reunião, ficou definida a marcação de uma agenda para a semana que vem com a juíza da comarca de São José do Norte, Fabiana Baldino. De acordo com o diretor de hidrovias da SPH, Pedro Obelar, a decisão judicial da comarca, que estabelece a disponibilidade de outra embarcação para a travessia entre os municípios, será cumprida dentro das normas de segurança e trafegabilidade do canal. 

Lorena Barros Garibaldi
Assessoria de Comunicação Social 
Porto do Rio Grande

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar