Porto de Pelotas recebe novas boias para reforço da sinalização náutica
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Terça-feira, 27 de Maio de 2014
A Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) participa do Congresso Internacional Navegar 2014, que teve abertura oficial na noite desta segunda-feira (26), com a participação do secretário adjunto de Infraestrutura e Logística do RS, João Matos, e será realizado até quarta-feira (28), no Centro de eventos do hotel Laghetto Viverone, em Porto Alegre. O tema central do congresso é “A infraestrutura e a sua influência no mercado global”.
Na manhã desta terça-feira (27), o Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, palestrou sobre “As safras agrícolas e o Porto do Rio Grande”, dentro do painel Tema Hidrovias, Portos e Terminais: Projetos Estruturantes para o RS. Na ocasião, Lopes apresentou os números das safras, as expectativas para os próximos anos e os resultados já alcançados com o Plano de Ação da safra de soja realizado desde 2011. “Muitas vezes a melhoria não é uma questão de infraestrutura, mas de gestão”, destacou. Além disso, o Superintendente falou sobre as obras em andamento e os projetos de infraestrutura e de expansão.
Dados dos Grãos
Durante a palestra, Lopes detalhou a estrutura dos terminais graneleiros Termasa, Tergrasa, Bianchini e Bunge e a capacidade atual de carregamento e de armazenamento do porto. Segundo ele, no total, o porto gaúcho tem capacidade de carregamento operacional de 170 mil toneladas por dia e de armazenamento de 1.770.000 toneladas estáticas.
Entre a safra gaúcha de grãos (soja , arroz, milho, trigo e feijão), Lopes abordou o resultado obtido no ano passado, período em que 14 milhões de toneladas de grãos foram exportados pelo porto gaúcho - sendo que neste ano, mais de 4 milhões de grãos já foram exportados.
O Superintendente do Porto ainda ressaltou que a capacidade total de recebimento de grãos através de todos os modais (rodoviário, ferroviário e hidroviário) é de 98.500 toneladas por dia. A capacidade total de carregamento de graneis supera em 1,75 vezes a capacidade de recebimento.
Nesta tarde, o Superintendente do Porto ainda participa do painel debate “As safras agrícolas: os gargalos e as soluções inteligentes”, com a presença do Diretor Superintendente da SPH, Arlindo Bonete, do Diretor da Termasa/Tergrasa, Guillermo Dawson, e do Superintendente de Portos da Antaq, José Ricardo Ruschel.
O Navegar é uma realização da revista Conexão Marítima. O site do evento é www.navegar-congresso.com.br
Assessoria de Comunicação Social da SUPRG
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025