SUPRG e Prefeitura assinam convênio para Revitalização do Porto Velho

Quinta-feira, 22 de Maio de 2014

A Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) e a Prefeitura do Rio Grande assinaram, nesta quinta-feira (22), no Paço Municipal, o convênio para contratação de projetos para Revitalização do Porto Velho. A SUPRG realizará o repasse de R$ 737 mil para a prefeitura para a readequação do Projeto Macadar. 

Tendo como objetivo a revitalização do Porto Velho e Entorno, devido à necessidade e importância da preservação do Patrimônio Histórico da Cidade do Rio Grande, torna-se necessária a complementação dos projetos executivos de Arquitetura e Urbanismo deste local, para que se viabilize a posterior execução dos mesmos.

O convênio tem por finalidade o desenvolvimento de projetos executivos de Revitalização do Porto Histórico do Rio Grande e Entorno, compostos por peças gráficas, memoriais, orçamentos e demais especificações necessárias para o acesso aos recursos disponibilizados pelo Governo Federal através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e outras instituições.
O projeto de revitalização do Porto Velho e áreas de entorno é desenvolvido em conjunto entre Fundação Cidade do Rio Grande, Superintendência do Porto, Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Museu Oceanográfico e Prefeitura Municipal.

Para o Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, o objetivo é o trabalho em conjunto daquilo que é interface entre porto e cidade. “Esta é uma ação de responsabilidade social do Porto com a cidade do Rio Grande. A nossa concepção é de que o porto não pode estar de costas para sua cidade, portanto tem que ter uma relação estreita nas diversas questões que dizem respeito ao processo de desenvolvimento social, econômico e cultural do município”, destacou.

Conforme Lopes, o recurso investido nos projetos não é comparável ao valor do processo de reestruturação daquela área e seu entorno tendo em vista a importância para a cidade. “É necessário e fundamental que nós façamos isso agora enquanto é tempo e para que possamos entregar em um futuro próximo para a comunidade e para quem nos visita um espaço histórico revitalizado. O Porto Velho conta a vida dos pescadores, dos portuários e tem uma riqueza muito grande porque foi o primeiro local de troca de mercadorias e de saberes da cidade”, enfatizou.

O Projeto de Revitalização do Porto Velho do Rio Grande visa o retorno do cais ao convívio da cidade, criando um novo ponto de encontro da população junto à Lagoa dos Patos. A conversão do Porto, com novos usos, deverá contribuir para a retomada do Centro Histórico da Cidade do Rio Grande, integrando este importante setor urbano aos prédios de grande valor histórico. Dentre os pressupostos básicos do Projeto está o estabelecimento como público alvo do empreendimento à população local e os turistas, prevendo atividades e ocupações para estes usuários; e realçando a área para que ela se constitua em um espaço de uso público, privilegiando a afluência diária da população em geral ao local.

Histórico

Inicialmente, cabe recordar que o Concurso Público de Arquitetura para a Revitalização do Porto Velho do Rio Grande, desenvolvido pela Superintendência do Porto do Rio Grande, iniciado em 1997, objetivava selecionar um trabalho em nível de Plano Diretor para toda a área do Porto Velho e, em nível de Estudos Preliminares, para os projetos de Arquitetura dos Armazéns, de Tratamento Paisagístico, de Elementos de Microarquitetura (mobiliário urbano) e de Comunicação Visual Externa dessa mesma área.

Essa etapa foi concluída ao final do ano de 1998, sendo escolhida pelo júri do Concurso a proposta da equipe composta pelos arquitetos Raul Macadar, Augusto Pernau e Alvaro Porto, de Porto Alegre/RS – Escritório Macadar & Proto.
De acordo com as regras desse concurso, os autores do melhor trabalho foram contratados para o desenvolvimento do Projeto Executivo Completo de Arquitetura do Armazém destinado ao Acervo Histórico do Porto do Rio Grande (museu / armazém 1); e do Projeto de Urbanização e Tratamento Paisagístico, de Elementos de Microarquitetura (mobiliário urbano) e de Comunicação Visual Externa do Porto Velho do Rio Grande, o que foi efetuado nos anos de 1999 e 2000.

Assessoria de Comunicação Social da SUPRG

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar