Porto de Pelotas recebe novas boias para reforço da sinalização náutica
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Quinta-feira, 17 de Abril de 2014
Na manhã desta quarta-feira (16), a Marinha do Brasil realizou a transmissão de cargo do Comando do 5º Distrito Naval. Na ocasião, o Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, representou o Governador Tarso Genro.
O Vice-almirante, Paulo Cezar de Quadros Küster transmitiu o cargo de Comandante do 5ºDN para o Vice-almirante, Leonardo Puntel. Após atuar durante dois anos como Comandante do 5º Distrito Naval, o Vice-almirante Küster, já assumiu, no último 2 de abril, no Rio de Janeiro, o Comando do 1º Distrito Naval.
O Vice-almirante, Paulo Cezar de Quadros Küster, avaliou como profícuo o período que passou em Rio Grande. “Não só pela oportunidade que a Marinha teve e, eu particularmente, de interagir mais com a administração do porto. O Porto do Rio Grande é privilegiado, ele tem tudo para crescer, e ser, como se chama no jargão marítimo, um Hubport, ou seja um porto concentrador de cargas”, destacou.
Küster ainda ressaltou a localização estratégica do complexo portuário. “Rio Grande não é só um porto que está excêntrico ao resto do Brasil, é um porto que por natureza está no centro do Mercosul. Ele pode expandir e evoluir de uma maneira magnífica, principalmente porque existe uma retroárea muito grande e a cidade é muito plana. Há condições de fazer uma logística de transporte que possa integrar o modal marítimo, rodoviário, ferroviário e quiçá no futuro até o modal aéreo, de cargas que necessitem de maior rapidez na expedição. O que eu vejo para o Porto do RS é um futuro brilhante”, afirmou.
Para o Superintendente do Porto, a troca de comando é uma questão institucional e a relação entre as instituições continuará proporcionando bons frutos para a atividade portuária. “Temos a certeza de que o trabalho transversal executado entre a Marinha e a Superintendência do Porto terá continuidade para que o Porto gaúcho continue sendo um vetor de desenvolvimento socioeconômico para o RS e o Brasil”, disse.
Já o Vice-almirante, Leonardo Puntel, falou de sua perspectiva frente ao Comando do 5º Distrito Naval. “Minha expectativa é de manter esse excelente relacionamento de cooperação que existe entre a Marinha do Brasil e o Porto do Rio Grande, que está cada vez crescendo mais e exportando a riqueza do interior do Brasil, principalmente da região sul do Brasil. O porto torna-se cada vez mais importante para a economia brasileira. Vamos manter a relação da Marinha com o Governo do Estado que sempre foi muito boa”, salientou.
Assessoria de Comunicação Social da SUPRG
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025