Presidenta Dilma participa de cerimônia de conclusão da P-58

Sexta-feira, 08 de Novembro de 2013

A Presidenta Dilma Rousseff esteve, nesta sexta-feira (8), no Porto do Rio Grande, juntamente com a Presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e o Governador do RS, Tarso Genro. A visita teve como objetivo a entrega da plataforma P-58, que está atracada no cais do Porto Novo. 

A comitiva presidencial iniciou a visita pelo canteiro de obras do Estaleiro Rio Grande, onde está sendo realizada a construção dos cascos replicantes dos FPSOs para o pré-sal. Após, a presidenta participou da cerimônia de conclusão das obras da P-58 com a presença de mais de 4 mil trabalhadores. 

O vice-prefeito, Eduardo Lawson, que estava representando o prefeito Alexandre Lindenmeyer, iniciou a cerimônia dando as boas vindas a todos. Em seguida, o Governador Tarso Genro falou na integração dos trabalhadores de todos os estados brasileiros para o sucesso da indústria naval do país, bem como na importância do desenvolvimento estimulado pela união dos governos federal, estadual e municipal. Ele ainda salientou que “tudo isso acontece pela energia, o trabalho e a capacidade dos trabalhadores”.

A Presidente da Petrobras agradeceu, fundamentalmente, aos trabalhadores que ajudaram a transformar um sonho em realidade. Maria das Graças Foster ressaltou sobre o acordo feito pela Petrobras, empresas contratadas e trabalhadores para garantir a continuidade do trabalho no Polo Naval.

Em seu discurso, a presidenta Dilma lembrou a trajetória para reerguer a indústria naval brasileira. “A gente fica muito feliz quando vê uma coisa pela qual se lutou, que diziam que não era possível, que falavam que eu e a Graça estávamos completamente doidas quando nós começamos um processo de discussão sobre produzir no Brasil aquilo que fosse possível produzir no Brasil, principalmente no que se refere à indústria naval", contou, recordando a tarefa dada pelo então presidente Lula, em 2003, de que fossem construídas plataformas no país.

A Presidenta da República destacou a importância do planejamento na construção naval e ainda afirmou que "não há a menor possibilidade de não haver emprego na indústria naval no Brasil, do Oiapoque ao Chuí". Segundo ela, só no Campo de libra, serão necessárias de 12 a 16 plataformas. "Nós vamos transformar a riqueza finita do petróleo na riqueza permanente e infinita que é a educação", disse.

Para o Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, a visita de Dilma representa a importância do polo naval gaúcho. "Rio Grande tem satisfação de receber a presidenta, pois sua presença sempre é certeza de boas notícias que dialogam diretamente com oportunidades de emprego e desenvolvimento para a região sul do Brasil", avaliou.  

Sobre a P-58
O casco da plataforma P-58 chegou a Rio Grande em outubro de 2011. A plataforma P-58 é uma unidade flutuante do tipo FPSO que produz, armazena e transfere petróleo, com capacidade de produção de 180 mil barris de óleo/dia, de compressão de 6 milhões de metros cúbicos de gás/dia, de injeção de água de 350 mil barris/dia e de acomodações para 110 pessoas. A P-58 será instalada no norte do Parque das Baleias, na Bacia de Campos, litoral do Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação Social da SUPRG

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar