Porto de Pelotas recebe novas boias para reforço da sinalização náutica
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Quinta-feira, 15 de Agosto de 2013
A Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) celebraram, nesta quarta-feira (14), acordo de cooperação para realização da proposta "Ferramentas Multidisciplinares para o Desenvolvimento Sustentável do Porto do Rio Grande - Suport". O acordo foi assinado pelo Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, e pela Reitora da Universidade, Cleuza Maria Sobral Dias.
O acordo, que tem duração de 60 meses, tem como objetivo a integração entre as instituições. "A Universidade do Rio Grande tem uma excelência muito grande em pesquisa aplicada. É uma determinação por parte dos governos estadual e federal o aproveitamento de uma forma mais conjunta dessa cooperação. É importante não só a realização da pesquisa em si, mas a aplicabilidade que ela terá para a sociedade. Temos processos já em andamento com resultados significativos, como o projeto de valoração dos sedimentos de dragagem que, em breve, deve passar para uma escala maior", apontou o superintendente.
Nessa cooperação, a Universidade utiliza o ambiente portuário como um campo prático de aplicação das suas pesquisas e a Superintendência do Porto recebe soluções que ajudem a aumentar o desempenho do porto gaúcho. Entre as características do acordo está a facilidade no acesso das equipes de pesquisadores ao porto para a coleta de informações precisas sobre ambientes controlados. Este acordo, pelo caráter multidisciplinar, inclui pesquisas desenvolvidas em todas as áreas do conhecimento abrangidas na universidade. Dessa forma, a Universidade disponibiliza a participação de seu corpo docente e a utilização de seus laboratórios para o desenvolvimento dos estudos.
"A Furg vem atuando junto ao porto nas mais diversas áreas do conhecimento como a oceanografia, as engenharias, a administração, entre outros. O porto é um grande espaço para que a comunidade acadêmica possa aplicar o seu conhecimento e esse aspecto é fundamental", destacou Cleuza.
Lopes salientou ainda que os acordos já em andamento com a universidade serão condicionados a esse acordo de cooperação. Atualmente, são realizadas em parceria com a Furg, por exemplo, pesquisas para o processo de modelagem matemática e simulação virtual do canal de acesso e a bacia de evolução do porto, os estudos de georreferenciamento de todo o entorno portuário e o suporte na área ambiental, através do monitoramento junto aos órgãos ambientais estaduais e federais, além de estudos sobre patrimônio cultural.
A reitora salientou ainda a criação e publicização de um banco de dados com os resultados obtidos nas pesquisas. "Isso contribui para a formação dos nossos estudantes. Nós avançamos no tema com a disponibilização do curso de Engenharia Civil Costeira e Portuária e, com certeza, com a pós-graduação estaremos trabalhando com esses processos e complementando esse espaço de formação", afirmou.
Neste acordo, até o final de 2014, o aporte financeiro pela SUPRG, deverá chegar até R$ 25 milhões. Entre a utilização desse recurso, poderá estar a aquisição de equipamentos para pesquisa e o pagamento de bolsas para estudantes. "É um recurso muito bem aplicado, pois tem um retorno extraordinário do ponto de vista do negócio portuário", afirmou Lopes. Será constituída uma Comissão de Supervisão para acompanhamento das ações do acordo firmado nesta quarta-feira, com representantes de ambas instituições.
Assessoria de Comunicação Social da SUPRG
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025