Superintendente do Porto foi o palestrante de encontro na Câmara de Comércio

Quarta-feira, 31 de Julho de 2013

O Superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, foi o palestrante desta quarta-feira (31) da Reunião-Almoço Tá em Pauta, realizada na Câmara de Comércio. Com o tema “O Porto do Rio Grande e as perspectivas de desenvolvimento para a região sul”, Lopes falou para um público de mais de 200 pessoas entre autoridades, empresários do setor portuário, representantes de entidades de classe, sindicatos, lideranças municipais e imprensa.

Inicialmente, Lopes abordou o trabalho desenvolvido em conjunto com os operadores portuários, terminais privados, sindicatos dos trabalhadores da orla portuária e toda a comunidade portuária. “Temos a missão de coordenar o complexo portuário, que inclui as atividades de comércio exterior e a indústria naval, e fazer com que aconteça um processo harmônico em nível nacional, estadual e municipal. Nosso objetivo é ser um porto eficiente com segurança, pontualidade e liquidez, mas sempre na busca por competitividade. O porto, através de sua multiplicidade de cargas, representa a riqueza do RS”, disse.

Entre os assuntos apresentados esteve a hinterlândia do porto, os vários segmentos abrangidos pelo complexo portuário, os dados estatísticos como a movimentação geral de cargas no primeiro semestre e a movimentação em valores. “Tivemos um crescimento de 24% na importação deste 1º semestre totalizando US$ 3,1 bilhões e de 15,5% na exportação fechando em US$ 6,7 bilhões”, afirmou. 

Lopes também destacou o posicionamento do porto gaúcho no ranking dos portos de acordo com uma pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Entre cem portos avaliados no estudo, o Porto do Rio Grande ocupa o 1º lugar no Brasil e o 7º lugar no mundo em eficiência portuária para movimentação de grãos. Já segundo pesquisa feita pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), Rio Grande está em 6º lugar em valores exportados no Brasil. Além disso, conforme ranking divulgado pela Antaq, o porto está em 4º lugar em movimentação geral de mercadorias entre os portos brasileiros. 

Entre os projetos em desenvolvimento, o Superintendente ressaltou a qualificação do porto novo com a repavimentação da área primária e a obra de modernização de 1.125m de cais, e tratou da homologação do canal de acesso ao porto, que inclui a sinalização náutica, dragagem e simulação virtual. Lopes apontou, ainda, as ações estratégicas já implementadas pela Superintendência do Porto do Rio Grande como o Plano Safra, o Plano Integrado de Gestão Ambiental, o projeto de geração de energia através dos sedimentos de dragagem realizado em convênio com a Universidade do Rio Grande (Furg), o projeto Molhes da Barra e o monitoramento e controle de acesso ao porto. 

Além de projetos locais, o Superintendente falou sobre a inclusão do porto em projetos desenvolvidos pelo Governo Federal como VTMIS, Porto Sem Papel, Porto 24 hs e Plano Nacional de Dragagem 2 (PND). Entre as ações estratégicas que beneficiam a metade sul do Estado, foram elencadas o Plano Diretor do Distrito Industrial do Rio Grande, a duplicação do lote 4 da BR-392 (Avenida Portuária), a Ferrovia Norte-Sul, a qualificação da Lagoa Mirim e Laguna dos Patos, a travessia a seco entre Rio Grande e São José do Norte e a Ponte de Santa Isabel. “Todos nós temos o compromisso social e político com o desenvolvimento dessa terra, onde o diálogo é fundamental no planejamento do crescimento do RS”, finalizou Lopes. 

Assessoria de Comunicação Social da SUPRG

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar