Porto de Pelotas recebe novas boias para reforço da sinalização náutica
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Segunda-feira, 03 de Junho de 2013
O Superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, participou, na tarde desta segunda-feira (3), da mesa redonda “Economia, tendências e a agricultura do Sul do Brasil”, realizada no 28º Seminário Cooplantio, em Gramado. Com a temática “O Porto do Rio Grande e a logística de grãos do Rio Grande do Sul”, Lopes falou para uma plateia de mais de mil pessoas entre produtores, pesquisadores e empresários do setor agrícola.
“O porto está geograficamente em Rio Grande, mas ele é dos gaúchos. Por lá, há quase cem anos, passa o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Sul”, afirmou. Segundo ele, o Porto do Rio Grande é um elo importante da cadeia logística dos grãos, que é mais do que armazenamento e utilização dos modais. “A questão logística vai além, passa por um amplo planejamento, por um olhar em toda a cadeia produtiva do agronegocio. Pensar a cadeia logística com visão de conjunto fará com que esta grande atividade possa ter o êxito que precisa”, destacou.
Entretanto, conforme Lopes, a logística brasileira não acompanhou o desenvolvimento da produção do país. Por décadas os Governos não investiram em igual proporção nos diversos modais que dão segurança para o escoamento da Safra. “Portanto, é um processo que nós precisamos estar permanentemente atentos. O ciclo 2013 está consolidando o Brasil como protagonista no processo produtivo mundial e como um dos principais países na segurança alimentar no mundo. Além disso, o RS se destaca como terceiro maior estado produtor do país”, ressaltou.
De acordo com o Superintendente do Porto, os governos estadual e federal têm realizado importantes investimentos em toda a cadeia do agronegócio, visto o Plano Safra deste ano. No porto e nos modais de acesso aos terminais portuários, em Rio Grande, somam mais de R$ 2 bilhões. Lopes ainda salientou aos presentes a estrutura dos terminais graneleiros do porto e sua capacidade de recebimento e escoamento de grãos.
O debate, moderado pelo apresentador do Canal Rural, Irineu Guarnier, contou também com a participação do economista Marcelo Portugal e do engenheiro agrônomo Alexandre Mendonça de Barros.
Assessoria de Comunicação Social da SUPRG
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025