Superintendente do Porto palestra no Congresso Navegar na Feira do Polo Naval

Quarta-feira, 13 de Março de 2013

O Superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Silva Lopes, palestrou na manhã desta quarta-feira (13), na Sala Oceanus do CIDEC- SUL, pela programação do Congresso Navegar. O evento integra a 2ª Feira do Polo Naval, que será realizada até o dia 15 de março, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Com a temática “O Porto do Rio Grande e o Sistema Multimodal do RS”, o Superintendente do Porto destacou que o porto gaúcho é único no Brasil que disponibiliza, simultaneamente, instalações nos modais ferroviário, hidroviário e rodoviário, sendo que todos os modais entram diretamente no Porto do Rio Grande.

Lopes detalhou os acessos ao porto através de cada modal e ressaltou a importância da Ferrovia Norte-Sul, abordada pelo Ministro dos Transportes, Paulo Passos, durante a cerimônia de abertura da Feira do Polo Naval, que proporcionará a qualificação deste modal.

O Superintendente ainda salientou o potencial que o modal hidroviário possui e o interesse do Porto do Rio Grande na utilização da hidrovia, como um ganho de produtividade no transporte das cargas, como por exemplo, no escoamento dos graneis. Entretanto, Lopes defendeu a questão da multimodalidade. “Para que ocorra a multimodalidade é preciso pensar que os modais não são concorrentes, mas complementares entre si”, explicou. 

Na palestra, Lopes ainda abordou os projetos de expansão portuária, como a Ilha do Terrapleno, o terminal de veículos e o cais sul do Porto Novo. “A eficiência e eficácia do Porto do Rio Grande contam com a ação dos trabalhadores, dos operadores portuários, dos terminais, enfim de toda a comunidade portuária e com os importantes investimentos que o governo estadual e governo federal vêm realizando”, concluiu.  

Feira do Polo Naval
A Superintendência do Porto do Rio Grande está presente na 2ª Feira do Polo Naval, com um estande no hall de entrada do CIDEC SUL, onde estão os apoiadores do evento. Nesta edição, a Feira do Polo Naval tem com tema: “Um Superporto, Um Superpolo: Nos caminhos do desenvolvimento”. A expectativa é de que 20 mil pessoas passem pelos pavilhões da feira, que conta com 222 expositores. 

A Feira tem como foco os negócios da cadeia produtiva naval, visando promover o desenvolvimento econômico, social, ambiental da região, cada vez mais procurada para investimentos nessa área. Além da área de exposição, a programação da Feira compõe os eventos Seminário de Direito, Rodada de Negócios, Congresso Navegar e Navtec com a realização de palestras, workshops e conferências. 

Assessoria de Comunicação Social da SUPRG

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar