Porto do Rio Grande se consolida como agente estratégico no avanço da energia offshore
Quarta-feira, 30 de Julho de 2025
Quarta-feira, 30 de Julho de 2025
Na quarta-feira, 30 de julho, o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, e o gerente de planejamento e desenvolvimento, Fernando Estima, receberam representantes da empresa RINA, contratada pelo Banco Mundial, e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) no Porto do Rio Grande. A visita integrou uma agenda de articulação nacional para o desenvolvimento de estudos relacionados à implementação de projetos de energia eólica offshore no Brasil.
A reunião contou com a presença de Alessandro Gonçalves de Oliveira, consultor sócio ambiental principal da RINA, e de Daniel Dias Loureiro, representante da EPE, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia. A RINA atua como empresa contratada pelo Banco Mundial para assessorar o Ministério na construção de um plano de engajamento com partes interessadas no tema das eólicas offshore.
O objetivo central do encontro foi o alinhamento com os principais atores institucionais envolvidos no processo de transição energética, incluindo portos públicos e privados que possam viabilizar a implantação de infraestrutura logística e operacional para os futuros parques eólicos em alto-mar.
Durante a visita, os representantes destacaram a qualificação técnica da equipe e o nível de maturidade institucional do Porto do Rio Grande em relação ao tema. Segundo Alessandro Gonçalves de Oliveira, ¿foi uma surpresa muito grande o grau de envolvimento, o conhecimento e o quanto aprofundada a Portos RS está. A conversa que tivemos foi muito esclarecedora e os objetivos da visita foram ¿mais do que concluídos¿¿.
Para Fernando Estima, a agenda reforça o posicionamento da Portos RS na cadeia de transição energética em curso no Brasil. ¿Receber estes representantes tão importantes aqui no Portos RS reforça o papel estratégico do Porto do Rio Grande no desenvolvimento de projetos de energia renovável. Estamos preparados para atuar como núcleo de apoio logístico, técnico e institucional para a implantação de eólicas offshore¿, afirmou o gerente de planejamento e desenvolvimento.
A Portos RS deve continuar colaborando com instituições públicas e privadas interessadas na estruturação de políticas voltadas à geração de energia a partir de fontes limpas e sustentáveis, especialmente no que diz respeito à oferta de áreas, estrutura física e capacidade operacional.
Quarta-feira, 30 de Julho de 2025
Terça-feira, 15 de Julho de 2025
Segunda-feira, 14 de Julho de 2025
Quinta-feira, 10 de Julho de 2025