Portos RS participa do Sul Export 2025 e reafirma seu compromisso com a infraestrutura e sustentabilidade
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Terça-feira, 01 de Março de 2011
A empresa Serra Morena anunciou, ontem à noite, no Centronave, a chegada de seu novo guindaste sobre rodas da marca Liebherr, que veio da Áustria e é considerado dos mais modernos do mundo. O guindaste chegou há 10 dias e está montado no cais do Porto Novo, aguardando a nacionalização.
De acordo com o sócio-diretor da Serra Morena, Mário Lopes, a aquisição do guindaste representa modernidade, já que com esse aparato a empresa espera passar confiança para que novas cargas sejam operadas no Porto. “Não tem tecnologia superior a este equipamento”, destaca. O investimento é de R$5,5 milhões.
Fábrica de fertilizantes
Na ocasião, a empresa anunciou também a construção de uma fábrica de fertilizantes. Segundo o empresário, a fábrica terá capacidade de receber mercadorias com a mesma velocidade que os guindastes descarregam no cais. “Hoje as fábricas têm capacidade bastante limitada. Uma fábrica ligada a Serra Morena tem o perfil de atender a capacidade do guindaste. Isso traz aos armadores um ganho de tempo fantástico e os trabalhadores portuários também são beneficiados”, avalia.
A empresa está com licença provisória e aguarda para essa semana a licença de instalação. Conforme Lopes, após a liberação, a construção deve começar imediatamente. A previsão é de que a operação seja iniciada em 12 meses. O investimento é de R$ 18 milhões e a fábrica será localizada na Via 8 entre a Bunge e Bianchini. “Esse guindaste e mais a fábrica vão trazer para Rio Grande um perfil que jamais se teve em termos de eficiência operacional”, ressaltou Lopes.
Lorena Barros Garibaldi
Assessoria de Comunicação Social
Superintendência do Porto do Rio Grande
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Quinta-feira, 24 de Abril de 2025