Portos RS participa do Sul Export 2025 e reafirma seu compromisso com a infraestrutura e sustentabilidade
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Quarta-feira, 19 de Março de 2025
Em um evento com a presença do governador do estado, Eduardo Leite, aconteceu hoje, 18, para marcar o início da dragagem dos canais Furadinho, Pedras Brancas, Leitão e São Gonçalo, assoreados devido às enchentes de maio do ano passado. O evento aconteceu junto ao Porto de Porto Alegre e contou com as participações do secretário estadual de logística e transportes, Juvir Costella, do secretário estadual de desenvolvimento econômico, Ernani Polo, e do presidente da Portos RS, Cristiano Klinger.
A obra, que irá restabelecer o calado operacional, se caracteriza como um avanço estratégico para a infraestrutura hidroviária do Rio Grande do Sul, fortalecendo o transporte de cargas por meio deste modal. Além disso, a recuperação dos canais de navegação trará mais segurança para o tráfego de embarcações e continuará contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável da região metropolitana e do complexo portuário da capital.
Os recursos utilizados para o custeio das atividades são oriundos do Fundo do Plano Rio Grande, destinou a quantia de R$ 691 milhões especificamente para dragagem, como também mais R$ 40 milhões para infraestrutura e equipamentos de segurança e controle. As cinco embarcações que serão utilizadas em mais esta etapa pertencem à empresa Ster Engenharia, vencedora da licitação realizada pela Autoridadade Portuária. A companhia já vem atuando no desassoreamento do Canal do Itapuã, trecho que vem recebendo a primeira intervenção.
O governador Eduardo Leite mencionou os investimentos do estado em ações de dragagem e contratação de maquinários aos municípios. “Um bilhão de reais está sendo investido pelo governo do estado em dragagem e desassoreamento que tem a intenção de garantir a navegação por um lado e também melhor fluxo das águas. Um investimento que é muito relevante e estratégico para o Rio Grande do Sul”.
O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, destacou a importância da dragagem e detalhou como se dará o ritmo de trabalho, informando prazo de entrega e a quantidade de embarcações envolvidas na operação. “É uma obra que tem previsão de 150 dias para estar concluída. Serão utilizados cinco equipamentos que trabalharão de forma simultânea, o que nos dá uma perspectiva de redução do prazo de entrega dessa obra”.
Klinger também anunciou na oportunidade que a Autoridade Portuária recebeu na última semana os dados dos levantamentos batimétricos dos outos oito canais que compõem a infraestrutura da hidrovia. “A equipe agora está trabalhando na construção do Termo de Referência para executarmos mais uma licitação. Trata-se de uma obra que irá favorecer a logística de quem se utiliza do Porto de Porto Alegre”, finalizou.
Em seu espaço de fala, o secretário estadual de logística e transportes, Juvir Costella, destacou a agilidade do governo do estado para colocar em execução uma obra de tamanha importância para o Rio Grande do Sul. “Poderemos chegar a um pouco mais de seis metros de profundidade, fazendo com que ele possa voltar a sua normalidade. Isso permitiá a retomada do crescimento e do desenvolvimento do estado”, garantiu Juvir.
A previsão é de que sejam retirados dos canais dragados o equivalente a um milhão, seiscentos e cinquenta e cinco mil metros cúbicos de sedimentos. Também participaram do evento o deputado estadual, Thiago Duarte, o diretor de relações institucionais da Portos RS, Sandro Oliveira, o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Moisés Barboza, e o representante da Ster Engenharia, João Bezerra.
Texto: Assessoria de comunicação Portos RS
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
Fotos: Maurício Tonetto/Secom
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Quinta-feira, 24 de Abril de 2025