Presidenta Dilma visita o Polo Naval no Porto do Rio Grande

Terça-feira, 18 de Setembro de 2012

O Porto do Rio Grande recebeu, nesta segunda-feira (17), a Presidenta da República, Dilma Rousseff, para uma visita ao Polo Naval gaúcho. A chegada da comitiva presidencial à cidade ocorreu por volta das 9h. Acompanhada do Governador Tarso Genro e da Presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, a presidenta iniciou a visita no estaleiro da Quip, no Porto Novo, onde ocorrem as obras das plataformas P-58 e P-63. 

Após uma apresentação técnica sobre os estaleiros, Dilma cumprimentou os trabalhadores, posou para fotos e realizou o descerramento de uma placa alusiva à visita. Logo após, a Presidenta seguiu para o Estaleiro Rio Grande, local de construção da plataforma P-55. 

Já no ERG 1, sob forte chuva, a Presidenta era aguardada por milhares de trabalhadores dos estaleiros, por autoridades e pela imprensa. Dilma fez um discurso breve em que destacou a recuperação da indústria naval brasileira. “Eu tive a honra de com Lula e com a Maria das Graças Foster chegar a uma conclusão muito sábia: este país não podia continuar exportando emprego e oportunidades para o resto do mundo. O que nós pudéssemos fazer no Brasil, nós faríamos no Brasil. E aqui estão vocês, que demonstram que isso não só é possível, mas que isso aconteceu”, falou referindo-se à decisão tomada durante o governo do ex-presidente Lula. 

Conforme a Presidenta, milhões de reais foram investidos para que o país voltasse a ter uma indústria naval de alta qualidade. “Uma indústria naval que nasceu aqui, no Rio Grande do Sul, com essas plataformas que nós estamos produzindo, com essa quantidade de FPSO’s que vai sair dessa fábrica. Aqui, no Rio Grande do Sul, nós vemos nascer e crescer uma indústria naval. Eu estive aqui quando não tinha nada disso, era areia. Agora, ninguém acredita, mas nós temos, de fato, um dos grandes estaleiros desse Brasil graças a vocês”, ressaltou. 

Ao final, Dilma agradeceu a presença e o trabalho de todos e salientou. “Eu tenho certeza que o povo brasileiro, todo ele, tem muito orgulho do que vocês estão fazendo aqui”, disse aos trabalhadores. 

Plataformas
A construção da plataforma semissubmersível P-55, no ERG, destacou-se pela operação de deckmating inédita no Brasil e uma das maiores já realizadas no mundo. Segundo a Petrobras, nos próximos meses serão realizadas a instalação dos módulos e a integração dos sistemas da plataforma. A previsão é de que a P-55 entre em operação em setembro de 2013, na Bacia de Campos (RJ). Além da P-55, também estão em construção no ERG os cascos dos oito FPSOs replicantes para o pré-sal.

A P-58, em construção no estaleiro da QUIP, está em fase de içamento de módulos ao convés e, após concluída, será instalada no Campo de Baleia Azul (ES). Já a P-63, que será utilizada no campo de Papa-terra, terá as fases de construção, montagem e interligação dos módulos ao casco, que está atualmente no Estaleiro Cosco, na China, realizadas em Rio Grande.


Assessoria de Comunicação da SUPRG

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar