Primeiro trimestre de 2025 registra desempenho recorde no Porto do Rio Grande, com avanço de 15,54%
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Domingo, 05 de Maio de 2024
A Portos RS segue mobilizada na situação da enchente que atinge Porto Alegre e os demais municípios da Região Metropolitana. Enquanto perdurarem os efeitos da elevação do nível do Lago Guaíba as operações na unidade seguirão suspensas.
De acordo com o hidrólogo da Sala de Situação da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Pedro Camargo, o Guaíba apresenta tendência de diminuição da taxa de elevação e se encaminha para uma situação de estabilidade.
A estimativa era de que o nível não ultrapassasse os 5,2 metros, mas na manhã desde domingo (5), estava 5,30 metros. Mesmo assim, as equipes ainda trabalham com a margem de 5,5 metros por segurança. Essa condição deverá permanecer ainda por cerca de 3 dias.
A previsão é de que as águas baixem para 4 metros entre 5 e 10 dias. Já para chegar aos 3 metros, na chamada cota de inundação, serão necessários 25 dias. Esses dados estão baseados na enchente de 1941.
As águas deverão atingir um estado de normalidade, ou seja, com o nível abaixo dos 3 metros em até 30 dias.
Situação das demais unidades
A Portos RS administra também os portos de Rio Grande e Pelotas. Essas duas unidades seguem operando normalmente, no entanto a Autoridade Portuária está atenta e monitorando a situação, pois ambas estão na rota de escoamento das águas para o Oceâno Atlântico, que acontece exclusivamente pelos Molhes da Barra do Rio Grande.
Texto: Assessoria de comunicação Portos RS
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
Fotos: Comunicação Portos RS
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Quarta-feira, 07 de Maio de 2025
Terça-feira, 06 de Maio de 2025
Segunda-feira, 05 de Maio de 2025