CIPA DA PORTOS RS INICIA DIÁLOGOS SOBRE COMBATE AO ASSÉDIO COM OS COLABORADORES

.

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Em consonância com a proposta de combate ao assédio no setor portuário, a partir do lançamento do Guia de Enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário, pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a Portos RS iniciou nesta sexta-feira (26) seu programa interno que abordará de forma específica os diferentes tipos de assédios existentes no ambiente de trabalho.

O estudo que culminou na elaboração do material pela agência reguladora contou com a participação do Ministério de Portos e Aeroportos e da Women’s International Shipping and Trade Association (WISTA Brazil) e foi coordenado pela diretora Flávia Takafashi. Iniciado em dezembro do ano passado o processo foi inspirado pelo Manual Lilás da Controladoria-Geral da União (CGU).

A iniciativa do Órgão Federal, além de apresentar boas práticas para o combate efetivo de todo o tipo de importunação no ambiente portuário, também vem ao encontro da atualização da Norma Regulamentadora (NR) 5, que também instituiu a prevenção de assédio como uma das atribuições das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA).

Intitulado “Bate Papo - Portos RS Sobre Assédio”, CIPA em conjunto com a Coordenadoria de Pessoas (CPES), promoveu uma grande dinâmica de grupo nas dependências do prédio administrativo da unidade Rio Grande, onde reuniu os colaboradores de diversas áreas da empresa para uma rodada de perguntas e respostas sobre o tema Assédio, oportunizando uma grande reflexão sobre o tema.

Pelo cronograma estabelecido, a CIPA encaminhou por e-mail, nesta quinta-feira (25), uma cartilha com informações sobre a definição de assédio, seus diferentes tipos, importância do combate e maneiras de agir diante de uma situação de Assédio. O material também foi disponibilizado em murais ao longo do prédio administrativo e em áreas de grande circulação de trabalhadores.

O Presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, na ocasião ressaltou a importância do tratamento destas questões internamente. “Que esse movimento sirva para conhecermos melhor o tema do Assédio e o material disponibilizado sirva de base para agirmos diante das situações de Assédio, ajudando na melhoria do nosso ambiente de trabalho”, afirmou.

Texto: Rodrigo de Aguiar

Jornalista responsável: Larissa Carvalho

Fotos: Divulgação/Portos RS

Galeria

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar