Operação inédita da P-55 foi concluída no Porto do Rio Grande

Segunda-feira, 09 de Julho de 2012

A operação de deck mating da P-55, união do casco com o convés da plataforma, realizada pela Petrobras no Polo Naval do Rio Grande foi concluída no dia 7 de julho. A manobra foi finalizada na tarde de sábado após uma semana do início do processo para o acoplamento. A operação foi realizada através do içamento do deckbox da plataforma, uma técnica inédita no país e a maior já realizada no mundo. 

O convés da plataforma possui 17 mil toneladas e após o içamento atingiu uma altura de 47,2 metros em relação ao fundo do dique do Estaleiro ERG1. Já o casco da plataforma é quadrado com 94,3 metros de lado e aproximadamente 42 metros de altura.   

Segundo a Petrobras, a instalação dos módulos e a integração dos sistemas serão realizadas nos próximos meses. Quando a plataforma deixar o Porto do Rio Grande será transportada para o campo de Roncador, na Bacia de Campos. O início de operação está previsto para setembro de 2013. 

A P-55 será a maior plataforma semissubmersível do Brasil. Com fabricação genuinamente brasileira, a P-55 terá capacidade de produzir até 180 mil barris de petróleo e seis milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Assessoria de Comunicação Social da SUPRG com informações da Petrobras

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar