Porto do Rio Grande sedia operação de união do casco com o convés da P-55

Quinta-feira, 05 de Julho de 2012

O Porto do Rio Grande está sediando uma operação inédita no que se refere à construção da plataforma de petróleo P-55, no Estaleiro Rio Grande 1. Trata-se da união do casco com o convés da plataforma, denominada tecnicamente de "mating".

Nesta quinta-feira (05), teve início o processo de içamento do convés (chamado de deckbox), que possui 17 mil toneladas e deve atingir uma altura de 47,2 metros em relação ao fundo do dique. O casco da plataforma, que é quadrado com 94,3 metros de lado e aproximadamente 42 metros de altura, está dentro do dique do Estaleiro ERG1 desde a última segunda-feira (02), após uma operação que durou cerca de seis horas.

Para a entrada do casco, o dique seco foi inundado e o porta batel foi deslocado. Seis rebocadores participaram desta operação. Com a conclusão do ingresso do casco, posicionado em frente ao convés, o porta batel foi novamente colocado e o dique esvaziado até a metade, ficando com 7 metros de água. O encaixe das estruturas corresponderá ao posicionamento do casco embaixo do convés. A operação de mating deve ser finalizada nesta sexta-feira (06).

O diretor técnico da Superintendência do Porto do Rio Grande, Luiz Laurino, destacou a importância do processo. "Esta operação representa a continuidade do crescimento da indústria naval brasileira, que demonstra sua capacidade de transpor desafios como o ineditismo das operações da P-55, no qual o Porto do Rio Grande está plenamente adequado para sediar", avaliou.

A P-55 será a maior plataforma semissubmersível do Brasil. Com fabricação genuinamente brasileira, a plataforma tem o casco fabricado em Pernambuco. O investimento é de US$ 1,65 bilhão. A previsão é de que a plataforma deixe o Porto do Rio Grande, em 2013, rumo a Campo de Roncador, na Bacia de Campos.

Assessoria de Comunicação Social da SUPRG

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar