SUPRG promoveu workshop sobre licenciamento das dragagens no Porto

Quinta-feira, 21 de Junho de 2012

A Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), realizou na última quarta-feira (20), o workshop sobre o licenciamento de dragagens no Porto Organizado do Rio Grande. 

O objetivo foi compartilhar informações sobre o licenciamento das dragagens na região do Porto do Rio Grande, nivelar os conhecimentos sobre os impactos das atividades portuárias, integrar metodologias e avançar no processo de licenciamento para dragagens na área do Porto Organizado do Rio Grande.

A programação teve início pela manhã com a palestra do Analista ambiental da Divisão de Licenciamentos do IBAMA, Leandro Hartleben Cordeiro, que falou sobre Termo de referência para o licenciamento de dragagens no Porto do Rio Grande. Após, a chefe da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da SUPRG, Margareth Badejo dos Santos, palestrou sobre o tema Alterações na CONAMA 344 e Programa de Monitoramento Ambiental como subsídio para licenciamento das dragagens no Porto Organizado do Rio Grande. Em seguida, o professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Paulo Baisch, realizou a exposição dos resultados da COOPE/UFRJ. 

“Foi extremamente positivo porque pudemos juntar pela primeira vez, os terminais privados, Ibama, Fepam, Suprg e técnicos da área ambiental para realizar a avaliação dos dados históricos de monitoramento ambiental e a contribuição desses dados para o licenciamento das dragagens, tornando o processo mais ágil e com o devido cuidado ambiental necessário”, avaliou Margareth.

Estiveram presentes representantes do Terminal de Containers (Tecon), Petrobras, Ecosorb, Yara Brasil Fertilizantes, Braskem, Termasa/Tergrasa, Nixon Scherer/Quip, Wilson Sons Rebocadores e Transpetro.

Assessoria de Comunicação Social da SUPRG

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar