Dragagem na hidrovia permite nova movimentação no Porto de Porto Alegre
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Sexta-feira, 28 de Julho de 2023
Como mais uma etapa do desenvolvimento do Grande Pacto pela Inovação, o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, o diretor de meio ambiente, Henrique Ilha, e o gerente de planejamento e desenvolvimento, Fernando Estima, participaram da reunião que marcou o lançamento do Projeto de Posicionamento Estratégico do Turismo da cidade do Rio Grande. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (27), no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.
O projeto foi proposto pelo Sebrae, em parceria com o executivo municipal, e está incluído no macro desafio intitulado ?Estratégia de Economia Azul e Sustentabilidade?. Na ocasião, foram apresentados os resultados os dados da pesquisa qualitativa realizada com pessoas das áreas relacionadas com o turismo do município, a qual detectou os pontos fortes, fracos e os desafios que precisam ser enfrentados para estimular o turismo local.
De acordo com Estima, dentro do planejamento do eixo turismo, o Porto do Rio Grande encontra-se inserido em duas importantes frentes: a ampliação do número de navios de cruzeiro recebidos e a revitalização do Porto Histórico. Para possibilitar a inclusão da cidade em novas rotas, a Portos RS vem realizando reuniões constantes com grandes operadoras do ramo e participando de eventos sobre o tema, com a intenção de divulgar os potenciais turísticos locais.
"Nós queremos caminhar cada vez mais para atrair mais navios e chegar até o ponto de conseguirmos embarcar e desembarcar passageiros por aqui, porque isso revolucionará o turismo em Rio Grande. Isso possibilitará a criação e ampliação de voos já existentes na região e a potencialização dos leitos de hotelaria, pois quem irá embarcar por aqui deverá chegar um dia antes ou com uma antecedência ainda maior", afirmou Estima.
Já com relação à revitalização do Porto Histórico, Fernando lembrou que ao final da obra de drenagem na Rua Riachuelo, o próximo passo será a retomada do processo de restauro dos prédios históricos. "Nós já estamos com os orçamentos dos pavilhões e agora precisamos ver a forma de financiamento para a realização das obras e poder definitivamente entregar essa importante área para utilização da sociedade", concluiu ele.
Texto: Rodrigo de Aguiar
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
Fotos: Divulgação/Portos RS
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Terça-feira, 13 de Maio de 2025
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025