JUNHO VERDE DEBATE O ARTESANATO COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO

.

Terça-feira, 20 de Junho de 2023

A Portos RS, segue com a programação do Junho Verde e nesta segunda-feira (19), foi realizado o painel Redes, Grupos e a Importância do Empoderamento Comunitário. A atividade foi preparada pelo Programa de Educação Ambiental - ProEA-PRG, especialmente para integrar os portuários e as comunidades externas localizadas na área da poligonal.

Participaram da atividade, moradoras dos bairros BGV e Santa Tereza, com o objetivo de troca de experiências e saberes, tendo como tema o artesanato sustentável. O momento também permitiu a integração entre os diferentes grupos formados por mulheres do entorno portuário, as quais ao longo dos anos construíram trajetórias socioambientais em suas comunidades.

Dentro do painel aconteceu a palestra Artesanato Sustentável Zona Portuária: Um Espaço de Socialização e Aprendizagem, com a participação da aposentada Maria de Lourdes Amaral de Matos, que durante sua atividade profissional como educadora física coordenou os grupos de artesanatos desenvolvidos na zona portuária.

A assistente social aposentada, Neusa Regina Amorim Colares, responsável pelo artesanato do BGV, relatou sobre a constituição dos grupos e a dificuldade inicial, pela falta de uma estrutura física, situação que foi mudando ao longo do tempo e hoje utilizam a sede a Associação de Moradores do BGV ? AMABGV.

A pedagoga e coordenadora do grupo de artesanato do bairro Santa Tereza, Cátia Monteiro, destacou a importância do empoderamento comunitário promovido através dele. Já a artesã Rosana Colvara falou sobre a importância do grupo enquanto espaço de socialização e de rede de apoio às participantes.

O dia de atividades foi concluído com as palestras Mais do que Uma Obrigação, A Reciclagem é uma Necessidade, com a representante da Cooperativa Santa Rita, Gessy Chaves Prates, e Compostagem: Transformação de Resíduo em Vida, com a representante da empresa Nossa Terra, Iliane Otto.

 

Essa é uma medida de compensação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA e de acordo com a IN 02/2012.

 

Texto: Rodrigo de Aguiar

Jornalista responsável: Analu Ribeiro

Fotos: Divulgação/Portos RS

Galeria

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar