Comunicado
Quinta-feira, 15 de Maio de 2025
Terça-feira, 07 de Março de 2023
O coordenador de desenvolvimento empresarial, planejamento portuário e tarifas da Portos RS e diretor do Arranjo Produtivo Local (APL) Marítimo do Rio Grande do Sul, Giovani Trindade, integra a comitiva brasileira que participa da Missão Técnica de Hidrogênio de Baixo Carbono ao Reino Unido. O grupo de 16 pessoas é formado por representantes de outros portos brasileiros e do SENAI Cimatec.
A missão acontece entre os dias 6 a 10 de março e contempla uma série de visitas a importantes setores de desenvolvimento de energia sustentáveis. Entre os locais que serão objeto de visita estão o Porto de Aberdeen, a empresa multinacional Turner & Townsend, a conferência Hidrogênio e Células de Combustível, entre outros.
Um dos compromissos desta segunda-feira (6) foi uma visita ao Net Zero Technology Centre, localizado na cidade escocesa de Aberdeen. O instituto foi criado no ano de 2017 com o objetivo de transformar a região no centro de tecnologia para a indústria de energia do Mar do Norte, na Escócia.Na oportunidade, os brasileiros conheceram de forma geral o trabalho realizado com o hidrogênio e o projeto que tem sido desenvolvido em parceria com o Aberdeen City Council para a construção do Aberdeen Hydrogen Hub. No local eles foram recepcionados pelo chefe de integração do sistema de energia, Martyn Tulloch, e pelo chefe de desenvolvimento de negócios, Gillian King.
Nesta terça-feira (7), a comitiva visitou a Energy System Catapult, um centro de excelência independente, sem fins lucrativos, com atuação entre indústria, governo, academia e pesquisa. A entidade busca identificar as prioridades de inovação e as barreiras do mercado, a fim de descarbonizar o sistema energético ao menor custo possível.A Catapult Network desempenhará um papel fundamental prospectando a inovação necessária para a criação de uma economia de hidrogênio no Reino Unido. Os centros de inovação da Catapult fornecem acesso a uma variedade de instalações e conhecimentos capazes de apoiar a entrega de P&D e reunir governo, indústria, academia e investidores em cenários complexos de inovação. A comitiva foi recebida pelo gerente de desenvolvimento de negócios, Felipe Cruz.
Os compromissos da semana seguem até a próxima sexta-feira (10), quando está previsto o retorno dos representantes ao Brasil.Texto: Rodrigo de Aguiar
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
Fotos: Divulgação/Portos RS
Quinta-feira, 15 de Maio de 2025
Quinta-feira, 15 de Maio de 2025
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025