Ministro dos Portos visita o Porto do Rio Grande

Terça-feira, 31 de Janeiro de 2012

O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, esteve nesta terça-feira (31/01), no Porto do Rio Grande para uma reunião técnica com a direção da Superintendência do Porto. Além de conhecer a infraestrutura do complexo portuário, o ministro verificou a conclusão da obra de ampliação dos Molhes da Barra. Ao final da visita, ele recebeu do Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, o projeto conceitual para a expansão do porto gaúcho na Ilha do Terrapleno.

Às 10h40min, o Ministro dos Portos chegou a Rio Grande acompanhado do Secretário de Infraestrutura da Secretaria de Portos, Fernando Victor Carvalho e da Chefe de Comunicação, Andrezza Barros. Eles foram recepcionados pelos diretores da SUPRG e pelo Diretor de Logística e Integração da Seinfra, Álvaro Woiciechoski e o assessor do Secretário Beto Albuquerque, Wagner Motta. Após, a comitiva seguiu para uma reunião na Prefeitura. Depois, o Ministro fez uma breve visita à Biblioteca Riograndense.

Na Superintendência do Porto, foi realizada a reunião de trabalho sobre o panorama atual do setor portuário e os projetos para o porto riograndino. Após o almoço, ele recebeu do Superintendente uma lembrança típica da cidade, uma réplica em miniatura de um leão-marinho, animal que habita os Molhes da Barra.  

À tarde, foi realizada uma visita por terra ao cais do Porto Novo com a presença da imprensa e de representantes da comunidade portuária. Além disso, o ministro conheceu a estrutura do complexo portuário através de um passeio de lancha e foi acompanhado pelo Superintendente em um sobrevoo.

Após a visita ao complexo, o Ministro disse ter confirmado sua expectativa sobre o Porto do Rio Grande. “Eu já sabia da importância que Rio Grande tem no sistema portuário nacional, mas é importante conhecer a estrutura pessoalmente por terra, por mar e ter a visão através de um sobrevoo. Eu saí ainda mais convicto da importância estratégica do Porto do Rio Grande para o Brasil. O governo tem muito interesse de investir aqui. A presidenta disse que o Brasil vai continuar crescendo. Nesse contexto, precisamos cada vez mais preparar os portos, de maneira que o Porto do Rio Grande está inserido nesse cenário”, afirmou.  

O Superintendente disse ter ficado satisfeito com a visita do ministro. “A vinda do Ministro é positiva na medida em que ele visualiza a potencialidade do Porto do Rio Grande e se compromete em dar curso aos projetos apresentados para a Ilha do Terrapleno e para a expansão do cais sul do Porto Novo”, avaliou. O retorno do Ministro para Brasília ocorreu às 17h.

Assessoria de Comunicação Social da SUPRG

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar