TRANSFORMADORES ANTIGOS PASSAM POR PROCESSO DE DRENAGEM E REMOÇÃO NAS UNIDADES DE RIO GRANDE E PELOTAS DA PORTOS RS

.

Quarta-feira, 07 de Setembro de 2022

A Portos RS realizou nesta segunda (5) e terça-feira (6), a retirada dos transformadores de energia que funcionavam a base de Bifenilas Policloradas (PCBs), também denominadas como Ascarel. A substância era utilizada como fluido isolante dos equipamentos e seu uso deverá ser completamente banido até o ano de 2025, em razão do potencial nocivo do material.

No cais público da unidade de Rio Grande da Portos RS foram retirados nove equipamentos, outros quatro no terminal da Tergrasa e um na unidade de Pelotas. Importante destacar que os transformadores estão fora de operação e aqueles substituídos que já estão em funcionamento possuem o sistema a base de óleo vegetal.

A equipe especializada iniciou os trabalhos de drenagem pela Unidade Rio Grande, passando pelo terminal Tergrasa e concluiu os serviços na Unidade de Pelotas nesta terça-feira (6). O ascarel é proibido no Brasil desde o ano de 1981, porém os equipamentos que funcionavam com este tipo de produto puderam continuar operando, mas após seu esvaziamento precisam ser substituídos por um fluído menos nocivo.

Galeria

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar