O Estado está fazendo dragagem no Guaíba?
Segunda-feira, 14 de Julho de 2025
Quarta-feira, 29 de Junho de 2022
Cumprindo agenda em Porto Alegre e na região metropolitana, o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, o diretor de gestão, administrativa e financeira, João Alberto Gonçalves, e o diretor de infraestrutura da Portos RS, Lucas Meurer Cardoso, participaram de uma reunião com o prefeito de Osório, Roger Araújo, o empresário Altair Vainer, e a assessora do deputado estadual Gabriel Souza, Jussara Cence. O objetivo do encontro foi o de tratar sobre o rebocador Bento Gonçalves.
De acordo com registros históricos, a embarcação possui participação em dos mais marcantes episódios do município: no dia 20 de setembro de 1947, ele transportava 20 pessoas que participariam de um evento político na cidade de Maquiné, à época distrito de Osório. Ao ingressar na Lagoa da Pinguela, ele recebeu uma forte rajada de vento e adernou.
O acidente causou a morte de 18 pessoas, entre elas estava o deputado constituinte de 1946, Osvaldo Bastos, e o prefeito de Osório, Cândido da Rosa. Pelo fato de não ter afundado, o rebocador foi retirado da água e continuou desempenhando suas atividades. Atualmente, o município está solicitando a cedência da embarcação que está delegada à Portos RS.
A intenção é utilizar o Bento Gonçalves para reconstituir o fato e ampliar o conhecimento da comunidade sobre a história. De acordo com Meurer, a solicitação é plenamente possível de ser concretizada e anunciou que serão buscados os meios jurídicos necessários para que a cedência da embarcação seja oficializada.
Texto e edição: Rodrigo de Aguiar
Foto: Divulgação/Portos RS
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
Segunda-feira, 14 de Julho de 2025
Quinta-feira, 10 de Julho de 2025
Quarta-feira, 09 de Julho de 2025
Quinta-feira, 03 de Julho de 2025