Movimentação portuária segue em alta no RS com aumento de 1,53% no primeiro quadrimestre de 2025
Terça-feira, 13 de Maio de 2025
Quinta-feira, 23 de Junho de 2022
O diretor de meio ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, e o diretor-presidente do Arranjo Produtivo Local (APL) Marítimo da Universidade Federal do Rio Grande, Arthur Rocha Batista, participam, desde a última segunda-feira (20), do Offshore Wind in Brazil: Challenges and Opportunities, em Londres.
O evento debate a abertura do mercado brasileiro para a energia eólica offshore, as oportunidades e os desafios enfrentados por investidores e desenvolvedores. Henrique e Batista também se deslocaram para Manchester, onde integraram uma comitiva que fez uma visita comercial de energias renováveis ao norte da Inglaterra.
Além disso, a programação em Manchester também inclui a participação no Global Offshore Wind 2022, evento global do setor. Atualmente, a região norte do país detém 40% dos parques eólicos offshore do Reino Unido, entre eles os dois maiores do mundo nessa categoria: o Dogger Bank e o Hornsea e Humber.Em Newcastle, Ilha e Rocha estiveram em um centro tecnológico e de inovação e realizarão visitas a três portos que possuem estrutura e legislação que promovem o incentivo ao desenvolvimento dos parques eólicos offshore e iniciativas sustentáveis.
Tamanha quantidade de parques eólicos offshore se justifica em razão da pretensão do Reino Unido de atingir sua meta de 50 Gigawatts (Gw) de capacidade instalada até o ano de 2030. O noroeste do país conta com a segunda maior concentração de aerogeradores, somando a quantidade de 270 turbinas.De acordo com o diretor de meio ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, \\\"está sendo muito proveitoso, pois tanto o Porto como o APL estão fazendo uma intensa agenda, inclusive com visitas à Câmara do Comércio do Brasil, em Londres, e ao Centro de Inovação em Células de Hidrogênio\\\".
Rio Grande se caracteriza como uma cidade com enorme potencial eólico e isso pode ser um atrativo aos investidores. \\\"Esperamos, em breve, poder colher os frutos dessa estratégia que a Portos RS está tomando a frente para poder se preparar da melhor maneira possível e com isso trazer o maior número de benefícios para Rio Grande, para o estado e para o país\\\", finalizou Ilha.Texto e edição: Rodrigo de Aguiar
Fotos: Divulgação/Portos RS
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
Terça-feira, 13 de Maio de 2025
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Quarta-feira, 07 de Maio de 2025
Terça-feira, 06 de Maio de 2025