TERMO DE COOPERAÇÃO PARA ENVIO DE DADOS SOBRE O MONITORAMENTO DO AR À FEPAM É ASSINADO EM ATO COM A PRESENÇA DO GOVERNADOR, NO PORTO DO RIO GRANDE

Ato aconteceu no armazém B4

Quinta-feira, 19 de Maio de 2022

Com a presença do governador do estado, Ranolfo Vieira Júnior, a Portos RS celebrou com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Infraestrutura e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) o Termo de Cooperação Técnica para o Monitoramento do Ar. O documento celebrou o compromisso do Porto do Rio Grande de repassar os dados das estações de monitoramento para o abastecimento do sistema estadual e garantir o controle das emissões no município.

O ato aconteceu junto ao armazém B4 e contou com a presença de autoridades municipais, estaduais, trabalhadores portuários e representantes da imprensa. Ranolfo foi recepcionado pelo presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, pelo diretor meio ambiente, Henrique Ilha, e pelo gerente de planejamento e desenvolvimento da empresa pública, Fernando Estima.

O chefe do poder executivo estadual foi acompanhado pelos secretários estaduais de Logística e Transportes, Luiz Gustavo de Souza, de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kalffmann, de Apoio à Gestão Administrativa, Agostinho Meireles, adjunto de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, pelo presidente da Fepam, Renato das Chagas e Silva, pela procuradora do estado, Andreia Flores, e o deputado estadual, Luiz Henrique Viana.

As estações de monitoramento são objeto de convênio firmado com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e estão localizadas no Porto do Rio Grande, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), no prédio da Justiça Federal, e outra volante que atualmente está instalada no distrito industrial, mas deverá ser realocada em outro ponto da cidade para garantir a máxima precisão das coletas de amostras.

De acordo com o diretor de meio ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, \\\"a assinatura representa um grande avanço para a cidade e região, pois além de proteger a saúde, dará um subsídio técnico confiável para os licenciadores e empreendedores, com isso gerando segurança jurídica e um ambiente favorável para o desenvolvimento de forma sustentável e equilibrada\\\", explicou.

O governador destacou a importância da agenda ambiental alinhada com o desenvolvimento econômico. \\\"Aqui celebramos um termo de cooperação de extrema importância para a questão ambiental e que vai estimular também o desenvolvimento da região, promovendo mais segurança no licenciamento de novos empreendimentos\\\", disse Ranolfo.

Texto e edição: Rodrigo de Aguiar

Fotos: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Jornalista responsável: Larissa Carvalho

Galeria

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar