Concessão ferroviária da Malha Sul mobiliza estados e acende alerta sobre reinvestimento regional
Quarta-feira, 09 de Julho de 2025
Sexta-feira, 18 de Março de 2022
Nesta semana, o superintendente da Portos RS, Fernando Estima, participou de uma reunião virtual com a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, para tratar sobre o tema. Também participaram o diretor da regulação do estado, Eduardo Elsade, e os médicos da Central de Transplantes, Rafael Rosa e Rogério Caruso.
O ex-reitor do campus Pelotas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Edelbert Krüger, esteve presente na reunião também de forma remota. Ele também aguarda a possibilidade da realização de um transplante de pulmão.
Na ocasião, a secretaria Arita reconheceu a importância do tema e informou que será realizada uma alteração na Portaria nº 45, onde serão revistos os valores pagos a título de incentivo aos hospitais. Além disso, serão realizadas até o dia 27 de setembro diversas atividades de conscientização e produzidos materiais para informar a população sobre o tema.
Krüger também sugeriu que seja realizada a capacitação dos atendentes do Instituto-Geral de Perícias (IGP) para que no momento da confecção da carteira de identidade os cidadãos sejam informados corretamente sobre o significado da inclusão no documento da decisão de ser ou não um doador de órgãos.
O superintendente da Portos RS, Fernando Estima, classificou a discussão do tema como extremamente necessária e lembrou que após a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal, as autarquias ficaram limitadas a aplicação de recursos apenas nas áreas de educação, saúde e segurança. Por conta disso, ele acredita que este é o melhor momento para o desenvolvimento de uma campanha voltada à doação de órgãos.
Texto e edição: Rodrigo de AguiarFoto: Divulgação/Portos RS
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
Quarta-feira, 09 de Julho de 2025
Quinta-feira, 03 de Julho de 2025
Quinta-feira, 03 de Julho de 2025
Sexta-feira, 27 de Junho de 2025